Como saber se meu peixe está doente?

Ao contrário que muitas pessoas pensam, peixes não morrem rápido. A expectativa de vida de alguns peixes em seu aquário pode ser muito maior que você imagina, desde que os tutores adotem cuidados simples, mas super importantes, especialmente, com o tratamento da água 



Peixes também precisam de cuidados médicos veterinários

Existem vários tipos de doenças que podem afetar os peixes em seu aquário.  Algumas delas são causadas por vírus, bactérias, fungos e vermes (parasitas). Outras podem estar correlacionadas a fatores como o desequilíbrio de parâmetros da água, como temperatura, dureza, PH, concentração de amônia, nitritos e nitratos. 


Muitos animais também são portadores assintomáticos, só manifestam as doenças em situações de queda da imunidade ocasionadas por situações de  estresse ou má qualidade da água. 

Geralmente, a manifestação de uma doença em seus peixes acarreta distúrbios e outras afecções secundárias, principalmente por bactérias e fungos, o que pode complicar a situação.  


Como o aquarismo é um hobby muito dinâmico e cada aquário é um sistema único, para saber o que realmente está acontecendo com seus peixes é necessário uma observação especializada, tanto do peixinho, como do ambiente em que ele vive.  


Como qualquer outro pet, os peixes podem e devem receber atendimento médico veterinário para correta identificação da doença e tratamento. 


Nesse artigo, você encontrará um breve resumo dos principais sinais que podem indicar doenças em seu peixe e que podem ajudá-lo a recorrer o mais rápido possível a um profissional especializado. 


16 sinais que podem indicar doença em seu peixes
 

1.Peixe ofegante, apresentando natação permanente na superfície d´água;

2.Peixe apático ou letárgico, permanecendo no fundo de aquário;

3.Peixe apresentando incômodo, esfregando o corpo em superfícies presentes no ambiente;

4.Peixe com alteração na coloração das brânquias

5.Perda de apetite

6.Anorexia ( peixes muito magros )

7.Natação errática, irregular

8.Nadadeiras fechadas e justas ao corpo

9.Crescimento de massa ou verrugas em superfícies visíveis do peixe

10.Nadadeiras roídas, desfiadas ou apresentando aspecto apodrecido

11.Alteração do padrão da cor natural da espécie ou áreas despigmentadas na pele

12.Feridas, áreas avermelhadas ou sanguinolentas na pele

13.Áreas apresentando estruturas parecidas com algodão, focais ou difusas

14.Exoftalmia (olhos saltados)

15. Opacidade de córnea (olhos esbranquiçados, apresentando turbidez)

16. Alteração do formato físico natural da espécies, de forma generalizada ou pontual (edema, alteração do contorno, abcessos, desenvolvimento de massas e tumores).



Prevenção é sempre o melhor caminho

Muitas doenças poderiam ser evitadas com cuidados simples, porém totalmente necessários para o bem-estar dos peixinhos em seu aquário. Um aquário é um lar. Assim como esperamos ter condições de conforto e saúde em nossa casa, o mesmo vale para os peixes em nosso aquário, que dependem exclusivamente do tutor para propiciar isso a eles. 


Por isso, cuide sempre da qualidade da água do seu aquário. Muitas doenças são ocasionadas por choque de PH (variação brusca no nível de PH da água), envenenamento por cloro e intoxicação por amônia. Os testes para avaliar a condição de cada um desses parâmetros e a presença de substâncias tóxicas para os peixes na água (como o cloro e amônia), são indispensáveis. Existem vários testes no mercado, com preços bem acessíveis, que duram bastante tempo. Pense nestes testes e condicionadores (como o anti-cloro, por exemplo) como algo essencial à vida dos peixes. 


Ao ampliar a sua fauna, também fique atento!  Muitas doenças são levadas para um aquário sadio por novos peixes. Por isso, é importante que você avalie muito bem a loja onde está comprando seus peixes, seja uma loja física ou online. Aqui no blog você encontra várias dicas sobre como fazer isso. 


É importante também que você tenha um aquário quarentena e não integre, imediatamente, o novo peixe ao aquário definitivo. Você deve estar se perguntando: mas se eu tiver comprado meu peixe na Kauar? Vocês não realizam tratamentos e vermifugação antes de colocá-los à venda?


A resposta é sim, mas a Kauar incentiva que a prática do aquário hospital seja adotada por todos os aquaristas e existem várias razões para isso: 


1. A quarentena facilita que seu peixe se recupere de condições adversas geradas por estresse de transporte e coleta que podem causar baixas imunológicas temporárias. Como você sabe, ao ter uma queda imunológica, uma janela se abra para as doenças oportunistas. Caso o peixe manifeste algumas dessas doenças, ele ficará bem melhor instalado em um aquário hospital, facilitando a sua recuperação.


2.Passado o período de quarentena, seu novo peixinho estará muito mais confiante e apto para entrar em contato com os novos companheiros do aquário definitivo, apresentando total vitalidade para lidar com a curiosidade e assédio dos outros peixes da fauna. 


3.O aquário quarentena é um bom momento também para que você acostume o novo peixe à sua rotina de cuidados e alimentação. Tente reproduzir no aquário quarentena condições e rotinas parecidas com aquelas que você adota no aquário principal.  


E se você não sabe como montar um aquário quarentena, é só clicar no link que a gente te explica tudo! 


Alimentação de qualidade previne doenças

O que funciona para gatinhos, cães e outros pets, também funciona para os peixes. Uma alimentação de qualidade ajuda muito na saúde de sua fauna. Um sistema imunológico fortalecido, junto à manutenção da qualidade da água, é a fórmula perfeita para que você tenha seus peixinhos sadios por muitos e muitos anos. 


Existem muitos tipos de rações, de variados preços, e a nossa recomendação é que você sempre tente comprar a melhor ração possível dentro da sua condição. Fique de olho também nas promoções de rações, porque uma boa forma de sempre garantir variedade de nutrientes é alternar rações que oferecemos aos nossos pets de tempos em tempos. 


As rações para peixes tem diferentes composições de nutrientes e quanto melhor a qualidade da ração, melhor a qualidade dos nutrientes que você estará oferecendo ao seu pet. É fundamental também que você escolha o tipo de ração adequada considerando se seu peixe é carnívoro, herbívoro ou onívoro. 


A Kauar possui atendimento médico veterinário

Se você mora em BH ou região metropolitana, pode contar com os serviços médicos veterinários especializado em peixes ornamentais da Kauar. Clique para saber mais!  


Quero aprender mais sobre doenças

Caso você queira investir um pouco mais e se aprofundar no assunto, recomendamos a leitura do livro Fish Disease – Dignosis and Treatment, do médico veterinário e pesquisador Edward J. Noga. Não se assuste, o livro é em inglês mesmo, mas nada que uma ajudinha do Google não resolva. Ele foi escrito de forma super didática e, com certeza, vai ampliar seus conhecimentos sobre o assunto! 


Aqui no blog você encontra também dois artigos produzidos pela Kauar sobre como tratar duas doenças muito comuns em aquários, o íctio e a Tetrahymeniose. 


Curtiu? Compartilhe, comente e entre em contato com a gente para saber mais. A Kauar te explica tudo sem compromisso! 


😀Visite a nossa loja (24 horas on!): www.kauar.com.br

👉Atendimento online de segunda a sexta, de 9h às 18h e, sábado, de 9h às 13h.

👉WhatsApp: (31) 99629-3764

👉Pode falar com a gente também pelo Direct e Messenger.

Ah, e se você curte uma vibe mais Old School, é só ligar: (31) 2526-4699 

Como saber se meu peixe está doente? Como saber se meu peixe está doente? Reviewed by Kauar on maio 03, 2023 Rating: 5

2 comentários

  1. Este livro citado no post está disponível em formato PDF no Link http://library.lol/main/0EE0F4FAE541AB5CBF5722D53A5E7E1B basta clicar em "GET" no topo da página.

    ResponderExcluir
  2. Outra grande autoridade quando o assunto são doenças de peixes é o Dr. Gerald Bassleer, da Bélgica. Ele possui canal no YouTube com seu nome e lá tem vários vídeos sobre doenças de peixes. Alguns com legendas em português, mas a maioria em inglês ou outros idiomas. O Dr. Bassleer já lançou alguns livros também. Muito completos, porém difíceis de achar em formato PDF. Ele também desenvolveu sua própria linha de rações para peixes chamada. O site dele é: https://www.bassleer.com/

    ResponderExcluir