Peixe que limpa aquário: descubra quais são as espécies mestres da limpeza

Existem peixes que são grandes aliados da limpeza do aquário e são o braço direito de todo aquarista quando o assunto é manutenção. Isso porque alguns desses peixes limpadores amam comer algas, inclusive as algas filamentosas (sim, existe um peixe que come alga filamentosa, o mesmo peixe que come alga peteca também). Outros peixes limpadores não deixam nenhum restinho de ração para contar a história no fundo do aquário. 


Esses peixes limpadores são super funcionais e importantes para ajudar a manter o equilíbrio de matéria orgânica em seu aquário, contribuindo para a qualidade da água e, claro, limpeza geral dos vidros, ornamentos, rochas, substratos. São as espécies de peixes que comem algas e também os peixes detritivos, aquele tipo de peixe que come restos de alimentos que ficam depositados no fundo do aquário.  Aliados a outras ações sanitárias e de bem-estar, como a TPA, peixes limpadores como Garra Flavatra, Otocinclus Affinis, Comedor de Alga Siamês, Comedor de Alga Chinês, Flying Fox, Cascudos, Coridoras Synodonthys Petricola e muitos outros ajudam a evitar picos de amônia, surtos de algas, além de ajudarem a deixar seu aquário brilhando,


Bora conhecer as melhores espécies de peixes que limpam aquário? 😃

 

1- Limpa-Vidro (Otocinclus Affinis)


O Limpa-Vidro é uma máquina de limpeza de aquários, tanto que já fizemos aqui um artigo dedicado exclusivamente a ele. Está entre os melhores peixes comedores de algas, vasculhando cada centímetro do seu aquário, incluindo vidros, troncos, adornos, deixando tudo brilhando por onde passa, até os cantinhos do silicone ficam limpos.  






O Limpa-Vidro é um peixe limpador barato, que se adaptada super bem a um PH levemente ácido a neutro, aquários plantados ou não, chegando, quando adulto, a apenas 5 cm. Os Limpa-Vidro também super resistentes à doenças e bastante pacíficos, podendo conviver com outros da mesma espécie e em aquários comunitários.


Aqui na Kauar já chegamos a fazer um teste de eficiência com esse peixe limpador e super funcional. Apenas quatro Limpa-Vidro são suficientes para limpar um aquário de 100 litros totalmente tomado por algas marrons em apenas 24 horas. É muita limpeza mesmo!😮😮😮

 


2-Comedor de Alga Siamês (Crossocheilus oblongus)


O Comedor de Alga Siamês é um peixe asiático que pode chegar a 11cm quando adulto. Apesar do tamanho, o Comedor de Alga Siamês é indicado para convivência com peixes de porte menor, em aquários comunitários, pois são extremamente pacíficos e excelentes para ajudá-lo na limpeza de seu aquário. O comedor da Alga Siamês é um peixe que come alga filamentosa e alga peteca. Ele também se alimenta, eventualmente, de restos de ração que se depositam no fundo do aquário. 😋




Na natureza, nadam em pequenos cardumes e, se o tamanho do seu aquário permitir, seria interessante incluir pelo menos 3 a 5 Comedores de Alga Siamês para que apresentem um comportamento mais natural

 


3-Comedor de Alga Chinês (Gyrinocheilus aymonieri)


O Comedor de Alga Chinês possui boca em formato de ventosa, o que faz com que seu mecanismo de alimentação e, consequentemente, de limpeza, seja muito parecido com o peixe Limpa-Vidro. O Comedor de Alga Chinês é tranquilo, de crescimento lento, e pode checar até 28 cm, sendo mais comum 20 cm. À medida que cresce, ele pode se tornar um pouco agressivo com peixes de morfologia semelhante. Entre os peixes limpadores, o Comedor de Alga Chinês é um peixe versátil quanto à faixa de PH, podendo se adaptar a índices entre 6 e 8.




Quando jovem, o Comedor de Alga Chinês convive bem com outros da mesma espécie. Porém, à medida que cresce, apresenta comportamento territorialista intraespécie, razão pela qual você deve garantir que o aquário seja suficientemente grande para que possa demarcar um território seguro, com rotas de fuga e esconderijos, caso queira ter mais Comedores de Alga Chinês em seu aquário.



4- Garra Panda (Garra Flavatra)


Outro peixe limpador, encontrado na natureza  nas regiões montanhosas subtropicais e tropicais do oeste de Mianmar, a Garra Panda, ou Garra Flavatra. A Garra Panda gosta de aquários bem oxigenados e se adapta a fluxos de água rápidos, nadando, muitas das vezes, contra a corrente da saída de filtro.



Assim como a Miniarraia de água doce, também asiática, a Garra Panda se adaptou a regiões de fortes corredeiras, sendo um peixe algueiro, que se fixa em substratos. A Garra Panda está entre os peixes limpadores mais pacíficos, sendo super indicada para aquários comunitários, além de conviverem muito bem intraespécie também. Se adaptará bem a um aquário levemente ácido a neutro, entre 6,5 a 7,2. Adulta, a Garra Panda alcança um tamanho entre 7 cm e 9 cm. 

 


5-Cascudos (Megalancistrus parananus)


Os cascudos são peixes de origem amazônica, de fundo, também algueiros e estão entre os mais famosos peixes limpadores. Eles são parentes próximos das Corydoras, mas com diferenças bem visíveis relacionadas à boca e posicionamento das placas ósseas.




A grande maioria dos cascudos se alimenta primariamente de algas e outros alimentos de origem vegetal. Por isso, é um eficiente peixe que limpa aquário. A alimentação secundária é composta de  microrganismos aderidos ao substrato duro (ou mole). Por as algas não serem o alimento exclusivo dos cascudos no ambiente natural, em seu aquário, você também deve alimentá-los com rações de fundo indicadas para o seu nicho alimentar.


Entre as dezenas de espécies de cascudos, você vai encontrar tamanhos variados, desde aqueles que se qualificam como peixes jumbo, como o comum Cascudo Abacaxi, a cascudos bem menores, como o Cascudo Ancistrus, que, adultos, atingem cerca de 10 a 12 cm. Escolha a espécies que melhor se adapta a fauna, tamanho e parâmetros da água do seu aquário.


Os cascudos possuem também uma grande variedade de cores e marcações. São peixes fascinantes, mestres da camuflagem, que deixam qualquer aquário com uma vibe mais natural e misteriosa.

Os cascudos também tem um artigo exclusivo para chamarem de seu aqui no blog. 



6-Coridoras (Corydoras difluviatilis)


As coridoras, parentes dos cascudos, também são peixes limpadores, com placas ósseas no lugar de escamas. Além de lindas, prestam um grande serviço de limpeza, pois alimentam-se também de restos de ração depositados no fundo do aquário, além de realizarem raspagem de algas sobre plantas, troncos e rochas. Ao escavarem a areia, as coridoras também colaboram na liberação de gases que ficam armazenados no substrato e que podem prejudicar o funcionamento do filtro biológico.


 



As Coridoras são peixes de origem amazônica e pequeno porte, alcançando no máximo 6cm. Algumas espécies de coridoras são bem menores, como a Coridora Panda, que adulta, alcança cerca de 2 cm.

 

As coridoras são peixes pacíficos, gregários e estão entre os peixes que limpam aquário mais pacíficos. O comportamento das coridoras ficará super natural se você formar um pequeno cardume.  Um grupinho de coridoras vive muito mais feliz e claro, vai garantir também muito mais limpeza para seu aquário. O PH pode variar de ácido a neutro e entre as diversas cores e marcações, você terá uma grande variedade para escolher o peixinho que além de funcional, considerará mais lindo também.

 

 


7-Mini Arraia (Botia Borneo Sucker)


A Mini Arraia é um peixe maravilhos que encanta logo à primeira vista e, além de tudo, é um excelente peixe limpador. Possui um corpo inteiramente aerodinâmico, ou melhor, hidrodinâmico, de aspecto achatado e com exóticos pares de saias laterais. Da família das bótias, o corpo da Mini Arraia foi moldado pela natureza para a manter grudade e rastejando mesmo em forte correnteza atrás de algas e pequenos crustáceos.





Originária do sudeste asiático, a Mini Arraia de viver em rápidos cursos de água, onde outros peixes não conseguem se manter para aproveitar os alimentos que ficam disponíveis durante a correnteza. As Mini Arraias são onívoras, se alimentando na natureza de algas, pequenos crustáceos ou qualquer outro ser vivo que viver grudado nas superfícies ou entranhas de rochas nos rios e lagos. 


Em aquários, as Mini Arraias ficarão constantemente raspando vidros, troncos, pedras e folhas atrás de algas como marrons, filamentosas e até mesmo petecas. Ela merece ou não o título de peixe limpador? Lembrando que nenhum dos peixes comedores de alga devem deixar de ser alimentados com rações de fundo indicadas, uma vez que, na natureza, estes peixinhos funcionais nunca se alimentam exclusivamente de algas. 



8-Flying Fox (Epalzeorhynchos adopters)


O Flying Fox é um peixinho onívoro que em seu ambiente natural se alimenta de algas, pequenos crustáceos e larvas de inseto. O Flying Fox é um peixe extremamente funcional para auxiliar na limpeza do seu aquário e está entre os peixes limpadores mais bonitos para seu aquário.  




O Flying Fox possui o corpo mais longilíneo e uma marcação preta que vai do face até o final da cauda. Adulto ele pode alcançar até 12cm e pode ser mantido em aquário comunitário com peixes de porte semelhante. Na natureza, vive sozinho, se aproximando de outros da mesma espécie apenas na época da reprodução.


Embora seja pacífico, à medida que vai crescendo pode se mostrar mais territorialista e agressivo com peixes de morfologia semelhante como o Comedor de Alga Siamês. Em seu aquário ele pode ser mantido com um PH levemente ácido a neutro.

 


9- Camarões


Não se engane pelo tamanho! Os Camarões são excelentes comedores de alga e também detritivos, ou seja, saem busca de restos de alimentos escondidos em cada cantinho do aquário. 




Então, além de ter um grupo multicolorido e adorável em seu aquário, você também contará com uma equipe de limpeza incansável, pois eles realmente passam o dia em busca de alimento, com suas nano patinhas sempre em ritmo frenético em busca de algas nos mais variados cantinhos do aquário. 

 


10-Synodontis Petricola


O Synodontis Petricola é um peixe de fundo que tem inúmeras vantagens. É um catfish que não cresce muito, extremamente pacífico e versátil. Aqui na Kauar,  os Synodontis Petricola adultos ficam em aquários com filhotes de outras espécies, para você ter ideia da tranquilidade desse peixinho. E todos os filhotinhos permanecem felizes no aquário, sem nenhum tipo de assédio por parte dos Synodontis Petrícola que, além de tudo, é um excelente peixe limpador. 




O Synodontis Petricola é um peixe detritivo, que vai se alimentar de restos de ração e ajudar na manutenção da limpeza e qualidade da água no aquário. Convive bem em aquários comunitário e, adivinhem só, é um excelente peixe de fundo para aquários de ciclídeos africanos. 

 


11- Ampulárias




Além de lindas e também coloridas, as ampulárias vão te ajudar na limpeza dos vidros dos aquários. Esse molusco se movimentará lentamente fazendo uma limpeza pesada ao comer as algas aderentes ao vidro. No fundo do aquário, as ampulárias também prestam um serviço de limpeza, pois além de comerem algas, comem restos de ração.

E se o seu desejo é ter um lindo jardim submerso, as ampulárias não podem faltar no seu plantado.



E agora? Você deve estar se perguntando como escolher o peixe que limpa aquário ideal. 


A boa notícia é justamente a quantidade de opções que você acaba de ver! A sua escolha vai depender muito do seu gosto pessoal, do tamanho do seu aquário e da compatibilidade com sua fauna. Como você viu, os peixes limpadores são, em geral, muito pacíficos e até para aquário de ciclídeos africanos você conta com uma excelente opção, que é o Synodontis Petricola.


Não tenha nenhum receio de incluí-los em sua fauna. Eles realmente fazem diferença quando o assunto é contribuir para a limpeza e manutenção da qualidade da água. A Kauar os considera indispensáveis e recomenda fortemente que você escolha uma fauna que conte com peixes limpadores em seu aquário.



Curtiu? Compartilhe, comente e entre em contato com a gente para saber mais. A Kauar te explica tudo sem compromisso! 


😀Visite a nossa loja (24 horas on!): www.kauar.com.br

👉Atendimento online de segunda a sexta, de 9h às 18h e, sábado, de 9h às 13h.

👉WhatsApp: (31) 99629-3764

👉Pode falar com a gente também pelo Direct e Messenger.

Ah, e se você curte uma vibe mais Old School, é só ligar: (31) 2526-4699 

Peixe que limpa aquário: descubra quais são as espécies mestres da limpeza Peixe que limpa aquário: descubra quais são as espécies mestres da limpeza Reviewed by Kauar on maio 24, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário