Você sabe como tratar a Tetrahymeniose em seu aquário?


A Tetrahymeniose é uma doença causada pela Tetrahymena que é facilmente encontrada em locais de baixa qualidade sanitária. Infelizmente está amplamente disseminada devido a baixa qualidade do manejo. Aprenda aqui como identificar a Tetrahymeniose.  

Você já sabe que a Kauar faz uma quarentena rigorosa de todos os peixes antes de disponibilizá-los para venda. Nossa equipe é formada por especialistas para garantir a prevenção e o tratamento de doenças nos peixes e também nas baterias e nos sistemas da  da Kauar. 

Aqui a saúde vem em primeiro lugar mesmo e, por isso, temos compartilhado com vocês várias informações sobre as principais doenças que são encontradas nos peixes ornamentais no mercado brasileiro. 




Os parasitas que você vê no vídeo acima, por exemplo, foram coletados em peixes que chegaram mortos em um dos lotes recebidos pela Kauar. Como sempre, realizamos uma análise clínica para identificarmos a causa da mortalidade dos peixes recém-chegados. Após a identificação da doença, todo o lote passou por tratamento durante a quarentena. 

No caso deste lote, identificamos o parasita Tetrahymena em nosso laboratório, possivelmente tetrahymena corlissi. É um ectoparasita de nado livre, que possui um formato de pêra, com cílios para sua natação, que ocorre com movimentos rápidos e circulares.


Sintomas


A Tetrahymena geralmente escava por entre as escamas e o tecido dos peixes provocando grandes lacerações e abrindo a porta para infecções bacterianas secundárias. Os sintomas são variados, os peixes podem apresentar manchas branca, algumas delas na cabeça e próximo aos olhos.

As nadadeiras podem se levantar devido ao inchaço da região. O peixe também pode produzir uma grande quantidade de muco, ao tentar expulsar ou dificultar a atuação do parasita. 

As lacerações podem, ao infeccionar, evoluir para buracos profundos que provocam hemorragias. Tetrahymenas já foram encontradas, inclusive, na corrente sanguínea de alguns peixes, possuindo predileção para atacar órgãos internos como músculos, rim e cérebro. Os peixes Guppys parecem ter mais sensibilidade a elas, tendo sido chamada no passado de doença dos Guppys. Porém, as Tetrahymenas são encontradas em diversas espécies de peixes. 

Você já viu que a Tetrahymena é um parasita que pode causar extremo sofrimento aos peixes, por isso, é preciso tratar a doença com rapidez, pois a exemplo de outros parasitas, um peixe doente pode infectar seu aquário inteiro. 


Controle e Erradicação


A incidência deste parasita é muito associada às más condições sanitárias do aquário. Geralmente, uma boa limpeza do aquário já ajuda a reduzir enormemente a população de parasitas, mesmo antes da entrada com medicamentos. O tratamento consiste em melhora da manutenção e limpeza do tanque/aquário, com sinfonagem/limpeza da filtragem mecânica e posterior aplicação de medicamentos antiparasitários.

A reprodução da  Tetrahymena é basicamente por fissão binária e, devido à sua velocidade de multiplicação, é necessário repetir os protocolos de tratamento em caso de grandes infestações, pois, um único parasita que, por ventura, sobreviva a um tratamento mal feito, pode causar uma reinfestação.


Importância de uma Quarentena


Ectoparasitas como a  Tetrahymena  reforçam a importância de um processo de quarentena nos peixes ornamentais. É um parasita facilmente encontrado em diversos peixes comercializados no mercado brasileiro e de fácil tratamento quando se possui uma equipe experiente, medicamentos e equipamentos adequados para identificá-lo corretamente.

Após o tratamento aplicado, todos os peixes foram tratados e as mortalidades pararam, sendo reaplicado medicamento durante a quarentena e coletado muco para exame e comprovação de sua eliminação antes de serem colocados à venda.


Todos os peixes que você compra na Kauar passam por quarentena (Sempre! Sem exceção!)



Saiba mais! Veja outros artigos da Kauar sobre o assunto! 




Você sabe como tratar a Tetrahymeniose em seu aquário? Você sabe como tratar a Tetrahymeniose em seu aquário? Reviewed by Kauar on março 13, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário