Pular para o conteúdo principal

Conheça o Apistogramma: um tipo de ciclídeo anão que vai te encantar!😍

Você conhece os Apistogrammas? Eles são ciclídeos anões americanos super estilosos com seus corpos alongados e visual punk rock cheio de cores marcantes Eles possuem muitas variações, como o Apistogramma Agassizi, Mendezi e Cacatuóides. Eles são uma excelente escolha para complementar sua fauna, já que podem conviver com várias espécies de peixes cardumeiros e, até mesmo, outros ciclídeos anões, ampliando a diversidade do seu aquário. 



Apistogramma Agassizi está entre os mais populares e lindos ciclídeos anões. 

Mas bora lá falar um pouco mais sobre esse peixinho, natural da Bacia do Rio Amazonas que é um show. Além da beleza, você também vai ter outros motivos para se encantar ao incluir um Apistogramma em seu aquário. Ele é um peixe curioso, que rapidamente reconhece a sua presença. Na Kauar, temos uma história super legal sobre isso. O Apistogramma batizado de Chuck Norris, de nosso cliente Rodrigo Bizari, de Votuporanga, São Paulo, reconhece, inclusive a voz do tutor! Como você sabe, os peixes também possuem personalidade e no caso do Chuck Norris, Rodrigo costuma dizer que ele é o xerife do aquário, mantendo a paz ao apartar até mesmo provocações entre outros peixinhos. 





O Apistograma é um ciclídeo anão que prefere o fundo do aquário e vai desbravá-lo de diversas formas. Ele, por exemplo, gosta de nadar no fundo em campo aberto e você poderá apreciá-lo diversas vezes ao dia. Mas, o apistogramma também gosta de tocas e entrar e sair dos mais diversos esconderijos é outra forma que esse peixinho encontra para explorar todo o habitat. Observar o Apistograma em seu cantinho também está entre os momentos de relaxamento e diversão que ele vai te proporcionar.



Os apistogrammas gostam de nadar em campo aberto, mas também 
apreciam a tranquilidade das toquinhas! 


Embora os ciclídeos anões, como outros ciclídeos, sejam mais territorialistas, os Apistogrammas podem conviver muito bem com outros peixes de fundo, como coridoras e cascudos.  Eles não estão entre os ciclídeos anões mais agressivos, pelo contrário, são super indicados para aquários comunitários. Ele pode compartilhar o aquário com outros apistogrammas e até mesmo com outros ciclídeos anões, como os diversos tipos de Ramirezi, se o seu aquário for suficientemente grande para possibilitar que estes ciclídeos anões demarquem o próprio território e contem com rotas de fuga.



Casal de Apistrogramma  Bitaeniata, outro popular tipo de ciclídeo anão americano


Os apistogramas podem chegar por volta de 4 cm a 6 cm, no máximo, e vão curtir aquários plantados, ácido a neutro (entre 5 e 7) e temperatura  entre 24 a 30. Outros peixes como lápis, tetras e borboletas podem conviver tranquilamente com os Apistogrammas. Esse peixinho também apresenta cuidado parental e a reprodução em  seu aquário será relativamente fácil, por isso, este é outro espetáculo que você vai poder desfrutar ao ter um apisto entre seus companheiros aquáticos.

Durante o período de reprodução, eles desovam na toca e, depois, o casal se encarrega dos cuidados dos filhotes. Neste período, como bons pais, os apistos ficarão mais territorialistas, defendendo os peixinhos do assédio de outros peixes do aquário.

O Apistogramma é um peixe onívoro e você pode alimentá-lo com qualquer tipo de ração seca.



                   Os apistogramas, como outros ciclídeos anões e ciclídeos em geral, apresentam cuidado                                         parental. Macho e fêmea cuidam dos filhotes, defendendo  a cria de outros peixes. 


Curtiu? Então conheça melhor a Kauar, a loja de peixes online que você sempre sonhou. Aqui você encontra apistogrammas e muito mais! 





😀Visite a nossa loja (24 horas on!): www.kauar.com.br

👉Atendimento online de segunda a sexta, de 9h às 18h e, sábado, de 9h às 13h.

👉WhatsApp: (31) 99629-3764

👉Pode falar com a gente também pelo Direct e Messenger.

Ah, e se você curte uma vibe mais Old School, é só ligar: (31) 2526-4699 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 melhores peixes para aquário pequeno ou aquário nano (e a saga de um pai aquarista)

  Antes dos 10 melhores peixes, deixa eu contar minha experiência com a montagem de um aquário pequeno: Aquários pequenos com até 40 ou 50 litros são realmente adoráveis e já caiu no gosto de muita gente, mesmo daqueles que já possuem aquários maiores. A gente sempre tem um espaço em casa para colocar um aquário pequeno e muitas vezes ele acaba te dando aquela bio conexão, aquele charme para um canto morto de uma sala ou um quarto. E ele ainda pode te surpreender ao te dar mais prazer do que aquele seu aquário maior. Isso aconteceu comigo! Minha filha de quase 5 anos queria ter um aquário só para ela, não gostava mais dos peixes do meu aquário de quase 200L e queria colocar só dos peixes pequeninhos que ela gostava. Coisas de pré-adolescente! Quando ela comunicou a mãe (sim, o verbo é esse mesmo, apenas comunicou!) a maior autoridade em questão nem reclamou, imagina se fosse eu sugerindo montar mais um aquário? Devidamente aprovada, vamos às questões práticas... onde ele ...

Peixe que limpa aquário: descubra quais são as espécies mestres da limpeza

Existem peixes que são grandes aliados da limpeza do aquário e são o braço direito de todo aquarista quando o assunto é manutenção. Isso porque alguns desses peixes limpadores amam comer algas, inclusive as algas filamentosas (sim, existe um peixe que come alga filamentosa, o mesmo peixe que come alga peteca também). Outros peixes limpadores não deixam nenhum restinho de ração para contar a história no fundo do aquário.  Esses peixes limpadores são super funcionais e importantes para ajudar a manter o equilíbrio de matéria orgânica em seu aquário, contribuindo para a qualidade da água e, claro, limpeza geral dos vidros, ornamentos, rochas, substratos. São as espécies de peixes que comem algas e também os peixes detritivos, aquele tipo de peixe que come restos de alimentos que ficam depositados no fundo do aquário.  Aliados a outras ações sanitárias e de bem-estar, como a TPA, peixes limpadores como Garra Flavatra, Otocinclus Affinis, Comedor de Alga Siamês, Comedor de Alga Chi...

Como cuidar do peixe betta: "por que meu peixe morreu?"

Os peixes bettas podem viver muitos anos em seu aquário. Para isso, aprenda como cuidar bem deste que é um dos mais famosos peixes do aquarismo Hoje a gente via te contar a história do peixe Betta Chico! Chico morava em uma beteira e era hiper alimentado, muito além da sua necessidade diária. Com isso, muita ração sobrava no fundo do aquário e Chico produzia muitas fezes. Uma vez por semana, seus cuidadores retiravam o peixinho Betta para que pudessem eliminar toda a água mal-cheirosa e limpar os vidros e adornos. Então, enchiam novamente o aquário com água direto da torneira e colocavam Chico de volta. Em pouco tempo, Chico foi ficando diferente.   Sua cor já não estava vibrante, as suas nadadeiras estavam machucadas e ele já não nadava por todo o aquário, ficando sempre quietinho em um canto. Seus cuidadores achavam que ele estava ficando velhinho, e foram cuidando do Chico do mesmo jeito até que ele morreu. Como muitos de vocês já imaginam, Chico não estava velhinho, mas sim ...