Porque a quarentena dos peixes é importante

Você deve estar se perguntando porque sempre é ideal realizar uma quarentena também em sua casa, já que os peixes que você compra aqui na Kauar são acompanhados por um  médico veterinário e quarentenados na Kauar. A quarentena em casa é importante, independentemente do local onde seus pets foram comprados.  


Ela facilita que seu novo peixe se recupere  mais rapidamente  de condições adversas geradas por estresse de coleta e transporte. Situações estressantes, como você sabe, provocam uma queda temporária na imunidade de todos os animais, deixando-os mais suscetíveis a doenças oportunistas.  Isso também acontece com os peixes. 




Essas doenças são chamadas de oportunistas pois são causadas por vírus, fungos ou bactérias que estão presentes no organismo do próprio peixe ou no meio aquático, na maioria das vezes, sem causarem nenhum malefício, manifestando-se somente em casos de baixa temporária da imunidade do animal. 


Caso seu peixe manifeste alguma delas,  é bem melhor que ele esteja em um aquário quarentena.  Além de facilitar a recuperação, evita expô-lo, em um momento de fragilidade,  a outros tipos de patógenos que possam estar presentes na água de seu aquário principal. Da mesma forma, impede a entrada de novas doenças no habitat definitivo. 


Também é importante lembrar que, passado o período de quarentena, seu novo pet estará muito mais apto para entrar em contato com os peixes já habituados ao seu aquário  definitivo, enfrentando com total vitalidade a curiosidade e o assédio dos moradores mais antigos.


Além disso, a quarentena também é um bom momento para que você acostume o pet aos novos parâmetros da água e à nova rotina de alimentação. Tente reproduzir no aquário quarentena condições próximas às do seu aquário principal, como temperatura, PH e exposição à luz.  Assim, a transição do seu pet do habitat temporário para o permanente será muito mais suave. 


Montar um aquário quarentena é muito fácil. Não é necessário nem mesmo substrato. 





Por ser um aquário com função de habitat temporário, você não precisará utilizar nenhum tipo substrato. O tamanho do aquário indicado para uma quarentena é de 40 a 70 litros, mas caso o peixe seja de maior porte, talvez você precise de um aquário de até 100 litros.


Não é necessário que seu aquário quarentena permaneça sempre em funcionamento. Você poderá montá-lo até 3 dias antes do recebimento dos novos peixes em sua casa. Para os peixes de água doce, além do próprio aquário, você precisará de um aquecedor, termômetro, um filtro (que pode ser um filtro simples de esponja) e uma luminária simples. Lembre-se que o uso do filtro é opcional. Ele reduz o número de TPA´s necessária durante a quarentena. Porém, caso você precise aplicar algum medicamento durante a quarentena, a colônia de bactérias nitrificantes do seu filtro poderá ser afetada ou até mesmo eliminada. 


Para que o ambiente fique mais acolhedor, oferecendo opções de refúgio e rotas de fuga, inclua algumas tocas (podem ser tubos de PVC, já que no aquário quarentena, não é necessário nenhuma preocupação estética). 


É importante que você reproduza os parâmetros da água de origem no aquário quarentena e vá, gradativamente, alterando esses parâmetros até que estejam simulares ao de seu aquário principal.


Aqui na Kauar, os peixes de água doce são mantidos sempre no PH 6,5 a 7,5 e temperatura em torno de 25ºC.  Caso o habitat definitivo tenha um PH mais ácido ou mais alcalino, você poderá, durante a quarentena, regular esses parâmetro com uso de elementos acidificantes, alcalinizantes e tamponadores. O ideal é que seu novo pet permaneça até 7 dias no aquário quarentena antes de ir para o habitat definitivo. 

Porque a quarentena dos peixes é importante Porque a quarentena dos peixes é importante Reviewed by Kauar on setembro 03, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário