Conheça um dos mais eficientes peixes comedores de alga de um aquário, o Limpa Vidro, Otocinclus, ou, simplesmente, Oto, para os íntimos.
Se você está à procura de peixes comedores de alga, este peixe de aquário é certamente o mais voraz que você poderá encontrar. Otocinclus Affinis, mais conhecido como peixe Limpa vidro, ou, simplesmente Oto, para os mais íntimos.
Ele é uma verdadeira fera para auxiliar na manutenção de qualquer aquário plantado ou mesmo não plantado de PH neutro à ácido.
Incansável, 24 horas por dia grudado em vidros, silicone, troncos, plantas, termômetro, enfeites, nada escapa da sua vocação para limpeza.
Ele percorre cada centímetro quadrado do seu aquário, mesmo
aqueles cantinhos que você nunca conseguiria atingir, em busca de algas em
estágio inicial de desenvolvimento.
Aliás, aqui na Kauar, a gente costuma brincar que eles se parecem com aqueles robozinhos automáticos de limpeza. Daqueles que ficam andados sozinhos pela sua casa e, quando você volta, encontra tudo sem nenhuma poeirinha?
O peixe Limpa Vidro equivalente a esse robozinho, com a vantagem de não consumir nenhum Watt a mais da sua conta de energia elétrica. Acredite, ele será seu melhor amigo no processo de manutenção da limpeza do seu aquário.
Na Kauar temos Otocinclus espalhados por todos os aquários em que podemos mantê-los. Realmente, nos ajudam e reduzem nosso trabalho de manutenção interna dos aquários.
E uma super curiosidade para você! Já chegamos
a medir sua eficiência através de alguns experimentos. Colocamos somente 4 deles em um
aquário de 100 litros, completamente tomado por algas marrons – completamente mesmo, da forma em que não se consegue enxergar um peixe do
outro lado do vidro. Pois os peixes Limpa Vidro conseguem limpá-lo, completamente, em apenas 24 horas, sem deixar vestígio algum de alga nem nos
cantos dos silicones.
Já se conveceu como ele é show?
Mas ainda tem mais!
De comportamento extremamente pacífico, não se incomoda com outros peixes igualmente pacíficos e também não incomoda à ninguém, sendo frequentemente escolhido para aquários de camarões caridinas ou neocaridinas, pois não come nem mesmo os minúsculos filhotes desses companheiros de vida.
Não ultrapassando os 5 cm de tamanho, os peixes Limpa Vidro são perfeitos para aquários tranquilos ou aquários plantados, pois não vão revirar plantas, desenterrar raízes ou revirar substrato.
Em grupo de pelo menos 3 indivíduos ou mais, podem adotar
comportamento gregário, sendo vistos nadando juntos com frequência, grudando e
soltando do vidro quando são ultrapassados pelo colega, em uma dança bastante divertida
de se observar, principalmente após TPAs, pois percebem água nova no aquário e
se sentem motivados a “curtir” o momento.
E os benefícios não param por aí!
São peixes bastante resistentes a doenças. Dificilmente, serão os primeiros a se infectarem por algumas das doenças comuns a outros peixes.
Mas, não é nada difícil encontrarmos parasitas intestinais, muito comuns em peixes forrageadores e que buscam alimentos no fundo do aquário, pois os peixes de meio de água, já infectados, defecarão e os ovos dos parasitas presentes nos dejetos descerão para o fundo do aquário e peixes como coridoras, cascudos, bótias e nosso querido Otocinclus certamente encontrarão esses ovos. Nada que um processo bem feito de vermifugação, como ocorre na Kauar, não seja capaz de resolver com sucesso!!
A alimentação será basicamente as algas marrons e verdes que crescerão nos aquários, naturalmente aderidas ao biofilme.
Em aquários
completamente novos é importante fornecermos alimento como ração de fundo,
pedaços de vegetais como pepino, chuchu ou abobrinha, até que o biofilme esteja
formado. Assim como todos os outros peixes onívoros de fundo, sua alimentação
deve ser reforçada com ração, pois precisa de proteína e o biofilme de um
aquário não terá todos os nutrientes necessários para seu desenvolvimento.
Quer comprar ou saber mais sobre esse lindo peixinho? Cliqueaqui e compre agora, entregamos com toda segurança e carinho para você, já vermifugado e muito bem cuidado!
Comentários
Postar um comentário