Pular para o conteúdo principal

Melanotaenia Boesemani: saiba como cuidar de um dos peixes mais lindos do aquarismo!

Entre os chamados peixes arco-íris, da família das melanotaenias, a Melanotaenia Boesemani é uma das mais lindas e valorizadas do aquarismo




Seu corpo bicolor azul e laranja fica vibrante em um aquário densamente plantado e seu cardume, com machos alcançando até 10 cm, é realmente de tirar o fôlego!

As fêmeas são um pouco menos coloridas, mas nem por isso menos lindas, e podem alcançar até 8cm. A face pontiaguda é uma das características dos peixes arco-íris como o Boesemani. Na fase juvenil, tanto macho quanto fêmeas tendem a ser menos coloridos, mas quando chegam à fase adulta apresentam esse visual deslumbrante pelo qual vale a pena esperar.


Vem saber mais!


Melanotaenia Boesemani vive muito? 

A Melanotaenia Boesemani pode viver até 8 anos em seu aquário. Para isso, a criação de um ambiente acolhedor para esse peixinho arco-íris é fundamental. Natural de efluentes de lagos e montanhas da Papua Ocidental, na Indonésia, no ambiente selvagem ela habita áreas com muita vegetação, então tente recriar este ambiente em seu aquário. Ele vai propiciar muita felicidade ao peixes e també uma linda vista para você! 


Melanotaenia Boesemani é uma nadadora rápida

As Melanotaenia Boesemani são peixes de meio que amam nadar livremente por toda a extensão do aquário. Por isso, um aquário médio, com 1,30 de largura, vai garantir um lindo nado em cardume para admirá-las. Para conseguir este comportamento natural, é legal ter, pelo menos, 6 arco-íris Boesamani em seu aquário. Observe que o cardume deve ter uma quantidade maior de fêmeas, que torna os machos ainda mais coloridos.




Águas quentinhas para deixá-las ainda mais felizes

O ideal é que você mantenha a Melanotaenias Boesemani em temperaturas entre 24-28º. Isso vai deixa-las super coloridas. Na natureza, preferem um PH levemente alcalino, mas  conseguem se habituar muito bem a um PH neutro e até levemente ácido. Apreciam uma água mais dura.


Peixes espertos como companheiros

Você pode ter uma fauna exclusiva de Melanotaenias Boesemani ou incluir companheiros de outras espécies. Apenas observe o comportamento e temperamento, que devem ser semelhantes. As Melanotaenias Boesemani são pacíficas e nadadoras rápidas. Procure incluir na fauna outros peixes de tamanho médio e com nado igualmente rápido.




Alimentação no tamanho certo para garantir a nutrição 

A alimentação das Melanotaenias Boesemani deve ser feita com rações de boa qualidade em tamanho apropriado, pois tem bocas menores em proporção ao tamanho de seus corpos. Recomendamos sempre que os peixes sejam alimentados com a melhor ração que seu tutor esteja apto a comprar. 

A alimentação é um fator de extrema importância para a saúde e beleza dos peixes, ampliando sua imunidade e vitalidade! Avalie o custo benefício! 


Curtiu? Compartilhe, comente e entre em contato com a gente para saber mais. A Kauar te explica tudo sem compromisso! 


😀Visite a nossa loja (24 horas on!): www.kauar.com.br

👉Atendimento online de segunda a sexta, de 9h às 18h e, sábado, de 9h às 13h.

👉WhatsApp: (31) 99629-3764

👉Pode falar com a gente também pelo Direct e Messenger.

Ah, e se você curte uma vibe mais Old School, é só ligar: (31) 2526-4699 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 melhores peixes para aquário pequeno ou aquário nano (e a saga de um pai aquarista)

  Antes dos 10 melhores peixes, deixa eu contar minha experiência com a montagem de um aquário pequeno: Aquários pequenos com até 40 ou 50 litros são realmente adoráveis e já caiu no gosto de muita gente, mesmo daqueles que já possuem aquários maiores. A gente sempre tem um espaço em casa para colocar um aquário pequeno e muitas vezes ele acaba te dando aquela bio conexão, aquele charme para um canto morto de uma sala ou um quarto. E ele ainda pode te surpreender ao te dar mais prazer do que aquele seu aquário maior. Isso aconteceu comigo! Minha filha de quase 5 anos queria ter um aquário só para ela, não gostava mais dos peixes do meu aquário de quase 200L e queria colocar só dos peixes pequeninhos que ela gostava. Coisas de pré-adolescente! Quando ela comunicou a mãe (sim, o verbo é esse mesmo, apenas comunicou!) a maior autoridade em questão nem reclamou, imagina se fosse eu sugerindo montar mais um aquário? Devidamente aprovada, vamos às questões práticas... onde ele ...

Peixe que limpa aquário: descubra quais são as espécies mestres da limpeza

Existem peixes que são grandes aliados da limpeza do aquário e são o braço direito de todo aquarista quando o assunto é manutenção. Isso porque alguns desses peixes limpadores amam comer algas, inclusive as algas filamentosas (sim, existe um peixe que come alga filamentosa, o mesmo peixe que come alga peteca também). Outros peixes limpadores não deixam nenhum restinho de ração para contar a história no fundo do aquário.  Esses peixes limpadores são super funcionais e importantes para ajudar a manter o equilíbrio de matéria orgânica em seu aquário, contribuindo para a qualidade da água e, claro, limpeza geral dos vidros, ornamentos, rochas, substratos. São as espécies de peixes que comem algas e também os peixes detritivos, aquele tipo de peixe que come restos de alimentos que ficam depositados no fundo do aquário.  Aliados a outras ações sanitárias e de bem-estar, como a TPA, peixes limpadores como Garra Flavatra, Otocinclus Affinis, Comedor de Alga Siamês, Comedor de Alga Chi...

Como cuidar do peixe betta: "por que meu peixe morreu?"

Os peixes bettas podem viver muitos anos em seu aquário. Para isso, aprenda como cuidar bem deste que é um dos mais famosos peixes do aquarismo Hoje a gente via te contar a história do peixe Betta Chico! Chico morava em uma beteira e era hiper alimentado, muito além da sua necessidade diária. Com isso, muita ração sobrava no fundo do aquário e Chico produzia muitas fezes. Uma vez por semana, seus cuidadores retiravam o peixinho Betta para que pudessem eliminar toda a água mal-cheirosa e limpar os vidros e adornos. Então, enchiam novamente o aquário com água direto da torneira e colocavam Chico de volta. Em pouco tempo, Chico foi ficando diferente.   Sua cor já não estava vibrante, as suas nadadeiras estavam machucadas e ele já não nadava por todo o aquário, ficando sempre quietinho em um canto. Seus cuidadores achavam que ele estava ficando velhinho, e foram cuidando do Chico do mesmo jeito até que ele morreu. Como muitos de vocês já imaginam, Chico não estava velhinho, mas sim ...