Quais peixes podem viver juntos no aquário: aprenda mais sobre a convivência entre peixes


Para quem está começando a montagem de um aquário, a tentação de escolher os peixes mais bonitos e coloridos, independentemente do comportamento das espécies, é enorme, não é? Mas, para decidir qual fauna vai habitar este novo pedaço da natureza em sua casa, é super importante que você leve em conta fatores como o nível de agressividade e tamanho dos peixes, por exemplo. Dessa forma, você não transforma seu aquário em um ringue e nem corre o risco de transformar alguns dos peixinhos menores em apetitosos petiscos na boca dos companheiros maiores.


Caso você seja um aquarista que esteja dando os primeiros passos nesse universo fantástico, já deve ter ouvido falar também que é importante que você escolha peixes mais resistentes, não é? Mas a Kauar tem um conselho diferente para você. Resistência é um conceito bem relativo. 


Em geral, se o peixe está com boa saúde e a ciclagem (aquela etapa de preparação do aquário que deve ocorrer antes da entrada da fauna) for feita corretamente, todos os peixes são apropriados para um aquarista que está começando no hobby (com raras exceções como como Discos Amazônicos, Arrais de Água Doce e peixes que possuem mais dificuldade de adaptação à rações).


Então, primeiro, pense em que tipo de aquário você deseja ter.  Ele pode ser comunitário, de ciclídeos africanos ou de peixes asiáticos. Depois, escolha os peixes que mais o atraem no nicho escolhido (esta escolha vai determinar também o tamanho mínimo do seu aquário para que a fauna escolhida tenha um lar confortável).


Se você deseja, por exemplo, um aquário de ciclídeos africanos, as aulonocaras são uma boa opção para começar. Não são muito agressivas ou territorialistas, convivendo muito bem intraespécie. Além disso, são alimentadas com ração desde sempre. Uma outra característica muito bacana das aulonocaras que favorece o aquarista iniciante é o comportamento, bastante ativo, que facilita a observação.




Aulonocaras são ciclídeos africanos multicoloridos e do ótima convivência intraespécie


Já se o aquarista curtir mais a fauna amazônica, é possível começar com tetras e ciclídeos anões. Os tetras são peixes de meio que formam cardumes. Além disso, o aquarista terá uma ampla variedade de cores, podendo escolher entre várias espécies de tetras para conviver.


Já os ciclídeos americanos anões, além de super coloridos, formam casais e podem ser reproduzir com facilidade e com o bônus (raro no universo dos peixes) de apresentarem cuidado parental, uma experiência fascinante para o aquarista.






                   Tetras, como o Tetra Neon Cardinal, são peixes amazônicos pacíficos e multicoloridos




 Ciclídeos americanos anões, como o Apistogramma Agassizi, apresentam cuidado parental


Agora, se você prefere um aquário comunitário, o ideal é que escolha para convivência peixes que possuam parâmetros de água que possam encontrar um equilíbrio comum. 


Além disso, claro, é necessário observar o tamanho e comportamento, pois alguns peixes, em função da agressividade e da diferença de tamanho  (ainda que os peixes maiores possam ter um comportamento pacífico),  realmente não podem conviver juntos para que não seja alvos de brigas ou acabem virando comida! 



Curtiu? Compartilhe, comente e entre em contato com a gente para saber mais. A Kauar te explica tudo sem compromisso! 


😀Visite a nossa loja (24 horas on!): www.kauar.com.br

👉Atendimento online de segunda a sexta, de 9h às 18h e, sábado, de 9h às 13h.

👉WhatsApp: (31) 99629-3764

👉Pode falar com a gente também pelo Direct e Messenger.

Ah, e se você curte uma vibe mais Old School, é só ligar: (31) 2526-4699 


Quais peixes podem viver juntos no aquário: aprenda mais sobre a convivência entre peixes Quais peixes podem viver juntos no aquário: aprenda mais sobre a convivência entre peixes Reviewed by Kauar on abril 10, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário