Guia de ciclagem de aquário: aprenda aqui como ciclar seu aquário!

A ciclagem é um processo muito importante para o equilíbrio do aquário. É ela quem dá segurança não só para os peixes, mas também para todos os outros seres vivos presentes no ecossistema do aquário. A não realização da ciclagem costuma ser uma das principais causa de mortes dos peixes quando um novo aquário é criado.




Por que a ciclagem é importante? 


Um aquário recém-montado não possui colônias de bactérias nitrificantes, ou seja, não há a presença das bactérias que são responsáveis pela transformação da amônia (substância tóxica para os peixes) em nitrito e, posteriormente, o nitrito em nitrato, substância menos nociva. Como o aquário é novo e ainda não possui essas bactérias, a amônia resultando da degradação dos restos de alimentos e fezes dos peixes acaba por permanecer no aquário em níveis cada vez maiores.


As bactérias precisam de um tempo para se multiplicarem e formarem suas colônias, por isso, enquanto a amônia não é transformada, a água se torna cada vez mais tóxica, ocasionando a morte dos peixes.


Agora, ficou fácil de entender porque a ciclagem é uma etapa tão importante de preparação do novo aquário, pois é ela quem estimula e dá o tempo necessário para que se formem as bactérias nitrificantes que irão ajudar a manter os parâmetros da água estáveis.



Como realizar a ciclagem do aquário?  


A ciclagem pode ser feita de diferentes maneiras. Tudo depende do seu tempo e disponibilidade. A ciclagem pode durar de um mês a 60 dias, até que os níveis de amônia e de nitrito sejam zerados. Não há exatamente um tempo mínimo ou máximo de processo, a média geralmente é de 30 dias, pois cada sistema é único e reagirá à ciclagem de uma forma diferente. Mas uma coisa é certa: quanto maior for o tempo de ciclagem, mais estável seu aquário ficará.


Para começar o processo de ciclagem, escolha o local onde o seu aquário ficará, faça a montagem completa do seu aquário, instalando todos os equipamentos como bomba de ar, filtro, luminária, termostato, substrato e plantas (se houver). Aparentemente, o aquário estará perfeito para receber os peixes, mas é aí que você precisa segurar a ansiedade pois a ciclagem vai começar. Se você quiser fazer à moda old school, é só aguardar que as bactérias já presentes na água, plantas, substrato comecem a se multiplicar. Caso você não tenha nem substrato, nem plantas, adicione um pouco de matéria orgânica ao aquário, como ração. Depois, com o uso de testes, acompanhe os os níveis de amônia até que alcancem resultados aceitáveis para que você possa introduzir os peixes. E lembre-se de realizar a aclimatação antes de soltar os peixes na água. 


Se você quiser fazer a ciclagem usando recursos mais atuais, então escolha um bom acelerador biológico e otimize o seu processo. Este tipo de produto acelera a ciclagem e colonização, pois você já introduz as bactérias imediatamente, sendo o tempo só delas se fixarem e iniciarem sua reprodução no biofilme. Alguns aceleradores biológicos permitem até mesmo a introdução simultânea de peixes, claro que em quantidades pequenas.



O que acontece dentro do aquário durante a ciclagem?  


1º Com a multiplicação das colônias de bactérias, ocorre a criação do biofilme.


2º As bactérias começam a transformam a amônia presente no aquário em Nitrito


3º Com a presença de nitrito, as bactérias começam a processá-lo transformando-o em Nitrato.


4º Quando tiver bactérias suficientes para processar a quantidade de amônia criada pelo processo e quantidade de bactérias para processar o nitrito gerado, será atingido o zero de amônia e o zero de nitrito.


5º Pronto!!! Finalmente sua ciclagem está pronta!


Uma ciclagem bem feita é garantia de que não terá que repetir o processo novamente, a não ser que o aquário apresente um motivo específico como esvaziamento ou esterilização do sistema biológico de filtragem.


O processo biológico é o mesmo para todos, seja para peixes de água doce ou salgada, com ou sem plantas. Mas cada sistema de aquário responde de acordo com suas próprias necessidades. Por exemplo, os aquários de água doce geralmente respondem mais rápido que os de água salgada no processo de ciclagem.


Agora é hora de sair da teoria e colocar a mão na massa! 

Guia de ciclagem de aquário: aprenda aqui como ciclar seu aquário! Guia de ciclagem de aquário: aprenda aqui como ciclar seu aquário! Reviewed by Kauar on agosto 25, 2020 Rating: 5

2 comentários