A vida nos mares, rios e lagos sempre chamou a atenção dos seres humanos, afinal, vai dizer que as cores das águas não te encantam? Seja ela cristalina ou turva, as águas guardam encantos da natureza sob elas. É dessa vontade de ter um pedacinho da natureza em seu lar que os aquários se tornaram um sucesso. E muitas pessoas se dedicam a transformar essa caixa de vidro repleta de pedras, plantas e peixes em uma obra de arte.
O aquapaisagismo é uma técnica que utiliza diversos materiais como substratos naturais, plantas e troncos para o desenvolvimento de uma paisagem que aparente um ambiente natural, harmonioso e saudável para os peixes. O aquapaisagismo é uma verdadeira diversão, muitas vezes se tornando até um vício.
Existem diversos concursos de aquapaisagismo ao redor do mundo, o Concurso Brasil de Aquarismo é a disputa nacional. Conhecido popularmente como CBAP é o concurso mais antigo de aquapaisagismo e teve sua primeira edição em 2004, se tornando o concurso de aquapaisagismo mais importante da América Latina atualmente.
No aquapaisagismo algumas técnicas são importantes na montagem do aquário, a regra fotográfica “pontos de ouro”, a qual determina os pontos de maior interesse em uma cena é de extrema importância para o aquário se manter harmônico aos olhos humanos.
É importante lembrar que os aquários podem conter peixes ou não, já que existem diferentes versões dessa arte.
Um dos estilos mais presentes em aquários ao redor do mundo é o Aquapaisagismo Natural e é sobre ele que iremos nos aprofundar, hoje!
O que é o Aquapaisagismo Natural?
Também conhecido como “Nature Aquarium” esse estilo é uma febre entre aquapaisagistas, repleto de fotos por toda internet, esse é um estilo de aquário de tirar o fôlego. É possível encontrar diversas inspirações em sites como Pinterest e fotos de concursos nas redes.
No aquapaisagismo natural os peixes não são mais os protagonistas, na verdade eles se tornam complementos para o foco principal: o próprio aquário.
Então vamos às principais características do “Nature Aquarium”:
• Normalmente só existe um ponto focal;
• Tanto o material de hardscape (troncos e rochas) quanto as plantas são importantes;
• A montagem dever ser semelhante ao habitat natural;
• Requer um trabalho complexo;
Imagem: Tokyo Sumida Nature Aquarium By Takashi Amano |
O aquário natural, apesar de demandar muito trabalho, possui uma beleza única. Takashi Amano (1954-2015) foi o responsável por popularizar este tipo de estilo ao redor do mundo. O aquapaisagismo natural continua se reinventando e apresentando novas técnicas para transformar um aquário em uma paisagem natural.
O aquapaisagismo natural tem em sua composição rochas e troncos que dão a ideia de natureza juntamente às plantas que vão crescendo no aquário. As plantas vão ganhando mais forma e beleza com o passar do tempo, dando uma sensação de harmonia ao aquário.
Ainda que em sua composição possua plantas aquários, este estilo se diferencia em termo de conceito e técnicas quando se comparados a outros aquários plantados. Você sabe quais? Vem aprender!
Os conceitos do aquapaisagismo:
1. Aprenda com a natureza
Um dos princípios básicos do aquário natural é aprender com a natureza. O objetivo é incorporar a beleza da natureza em seu aquário, buscando se aproximar o máximo possível com as paisagens reais.
2. Composição natural
Para criar uma composição natural é necessário usar rochas e troncos. Ao utilizá-los você dá a aparência de que tirou uma paisagem natural do seu local de origem e a colocou em seu aquário.
3. A paisagem mais bonita é a que se reinventa
Assim como a natureza em seu habitat natural muda, o seu aquário natural também irá mudar com o crescimento das plantas aquáticas que o habitam, por isso é necessário montar o espaço do seu aquário tendo o cuidado de que aquelas plantas irão crescer.
Agora que você já sabe as principais características e os conceitos que deve aplicar em seu aquário para conseguir um estilo de aquapaisagismo natural, que tal colocar em prática? Nos envie uma foto do seu aquário! Nós vamos amar ver o seu aquário, nos envie pelo instagram @kauarbr!
Comentários
Postar um comentário