Existem várias formas de aclimatar um peixe. Este processo é fundamental para que seu peixe se adapte ao novo aquário com sucesso. Muitos aquaristas por ansiedade ou desconhecimento acabam pulando esta etapa. Aqui vai um conselho: nunca faça isso! Aclimatar o seu peixe é super importante.
Existem vários processos de aclimatação, mas na Kauar nós recomendamos que você siga as orientações abaixo. Este procedimento funciona em todos os casos, além de ser o mais indicado para animais que passaram mais de 24 horas em trânsito. Mas, antes, você precisa saber porque é importante aclimatar o seu peixe.
Aclimatar um peixe significa adaptá-lo às novas condições do aquário que irá recebê-lo, de forma que:
* Você irá suavemente acostumá-lo aos novos parâmetros da água (temperatura e PH, especialmente).
* Ao fazer isso, você irá evitar alterações metabólicas que podem ser causados, por mudanças bruscas nas faixas de PH e temperatura.
* Ao realizar a aclimatação, você também evitará expor seu peixe a situações de estresse, que podem debilitar o sistema imunológico do seu peixe.
Chegou a hora! Veja como aclimatar seu peixe:
1 -Apague as luzes do ambiente e retire o saquinho plástico vedado da caixa. Antes de iniciar o processo de aclimatação, observe as condições do animal dentro do saquinho. Atenção: caso seja necessário, realize os procedimentos de Garantia de Vida nesse momento (mais informações sobre o procedimento de Garantia de Vida na página ao lado).
2- Coloque o saquinho ainda vedado em seu aquário quarentena para que seja feita a aclimatação de temperatura. Aguarde de 15 a 20 minutos. O ideal é que a luz do aquário esteja apagada. Se você não tem um aquário quarentena, realize o procedimento de aclimatação no aquário definitivo.
3 - Depois de decorridos 15 minutos, retire o saquinho do aquário e corte a borda do plástico abaixo da vedação. Mantenha o saquinho fora do aquário. Coloque cerca de 100 ml de água do aquário dentro do saquinho, repetindo o procedimento a cada 5 minutos. Quando o saquinho estiver cheio, jogue metade da água fora e repita o procedimento (adicione 100 ml de água aguardando 5 minutos entre uma adição e outra até que o saquinho esteja cheio de novo).
4- Pegue os peixes cuidadosamente com as mãos e coloque dentro do aquário. .
5 - NÃO jogue a água do saquinho dentro do aquário. Descarte-a em outro local.
6- O ideal é que seu novo pet fique por até 7 dias em quarentena. Correndo tudo bem, é só transferi-lo para o aquário definitivo.
Quer os melhores produtos para o seu aquário e seus peixes? Na nossa loja online você encontra! Clique aqui!
Comentários
Postar um comentário