Renda-se a beleza dos aquários de águas negras ou biótopos


Um aquário de águas cristalinas é o desejo de todo aquarista, certo? Nem sempre. Se você já é um aquarista experiente e nunca se aventurou pelo mundo das águas negras, talvez seja hora de experimentar. Afinal, a diversidade é uma riqueza de nosso mundo. E quando o assunto é aquarismo, não é diferente.

Existem vários mitos nesse hobby que tanto nos apaixona e um deles é que o aquário deve ter uma água sempre muito cristalina. Isso seria sinônimo de que todos os parâmetros de qualidade de seu aquário estariam sob controle, o que não deixa de ser parcialmente verdade... mas... existem várias formas de se criar um micro universo equilibrado e isso não passa necessariamente pela transparência total da água. Os estuários e margens de rios, com suas raízes, folhas e troncos e, em especial, os taninos que liberam, são uma fonte de inspiração para aquários de águas negras (mais conhecidos como “biótopos”) de muito potencial criativo. 

Aquários em que os taninos estão presentes oferecem um misterioso jogo de luz e sombra que com certeza vão te conquistar. Os tons das águas serão um espetáculo à parte. A cativante cor de chá, com nuances que vão dos amarelos aos castanhos profundos serão parte de uma alquimia que só acontecerá em seu aquário. Os galhos, folhas e sementes vão criar refúgios e também um visual natural muito exuberante.

Pode admitir, você já está com vontade de criar um aquário de águas negras. Perder o medo é o primeiro passo. É importante que você saiba também que assim como foi com seu aquário de águas cristalinas, você também terá uma curva de aprendizagem pela frente.  Mas siga adiante. O resultado será de tirar o fôlego. E além do visual, os aquários de águas negras oferecem um ambiente de muito conforto e acolhimento para seus peixes, por simularem mais fielmente o habitat natural com suas luzes mais brandas, suas cores mais baixas e uma energia que evoca todo o ciclo de vida de uma floresta submersa.


Mas como e quando começar?

Afinal, você pode transformar seu aquário em um biótopo quando quiser? Como falamos, você vai criar um novo mundo de águas escuras e ácidas, então seria legal você escolher espécimes que se sentem confortáveis nesse ambiente. Ok...Sabemos que isso é relativo, que muitas espécies criadas em cativeiro não estão adaptadas a um PH ácido, mesmo que no meio selvagem habitem águas assim. Mas já que a ideia é ter um ambiente com parâmetros muito similares ao natural, temos certeza de que espécimes que no meio selvagem habitariam águas ácidas se adaptarão confortavelmente à mudança e se sentirão muito felizes em seu aquário. Mas se a ideia é manter a sua fauna atual no aquário tipo biótopo, tudo bem. Vá em frente. Só lembrando que nos dois casos, faça isso bem gradativamente, para que a transição de um ambiente mais alcalino para um mais ácido seja bastante serena.


Peixes amazônicos como Borboleta, Tetra Amandae e Coridoras apreciarão um aquário de águas negras.

O ideal é que você comece com poucos elementos de aquataninos, já previamente preparados justamente para que avance passo a passo. Talvez um amarelo chá já seja suficiente para você nesse momento e, principalmente, para sua fauna que estará em processo de adaptação. Aplique os testes e gradativamente vá regulando os novos parâmetros da água.

Nesse novo habitat cheio de taninos, dê preferência àquelas plantas que precisam de uma exposição menor à luz, caso você queira um aquário plantado.

Adicione as folhas, sementes e galhos com parcimônia para que você consiga acompanhar com calma as transformações que ocorrerão. Você pode estranhar, por exemplo, a quantidade de detritos que se formarão a partir da decomposição dos aquataninos. E talvez entrar em desespero imaginando que tudo isso entupirá o seu filtro e que a mídia que você possui é insuficiente. Nada disso...É possível alcançar o equilíbrio em um aquário de águas negras. Por isso, vá com calma.


Afinal, o que os taninos fazem de fato com a água?

Sementes, galhos e folhas liberam polifenóis que dão à água a linda cor de chá. 

Os taninos liberam polifenóis de origem vegetal o que proporciona a cor de chá. Acontece que os polifenóis também acidificam a água, por isso é importante que a mudança seja gradativa. Além disso, com o aumento da carga biológica em seu aquário, a carga química também vai aumentar. Por isso, é importante dimensionar seu filtro ao biótopo, se for preciso. Em muitos casos, o seu filtro conseguirá desempenhar seu papel sem necessidade de nenhuma mudança. 

No mais, prepare-se para um espetáculo quase mágico em sua casa. Você vai se apaixonar por essa estética. Na 

Renda-se a beleza dos aquários de águas negras ou biótopos Renda-se a beleza dos aquários de águas negras ou biótopos Reviewed by Kauar on fevereiro 10, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário