Amazônia: a mãe da inspiração!

 Sabia que nome Kauar tem inspiração na Amazônia?


Assim como na escolha do nome, nos inspiramos na riqueza e diversidade dos lagos, rios e florestas!


Para quem não sabe o nome “Kauar” teve como inspiração um arbusto amazônico chamado Cauari. Também conhecido por Camu Camu. Camu Camu ou Cauari, é um fruto muito apreciado pelos peixes, e olha que na Amazônia a concorrência é acirrada, afinal tem fruto para todos os gostos.




Com mais de 200 espécies de árvores em um único hectare, a Amazônia é uma das áreas mais ricas em diversidade, seja animal ou vegetal e também um dos locais nos quais nos inspiramos! Rica em vida, a floresta amazônica possui mais espécies de plantas do que todo o continente europeu. E é esse o grande charme da Amazônia. Há sempre algo novo, seja nos rios ou na floresta.


Em pesquisas mais conservadoras afirma-se que a floresta amazônica foi investigada apenas em 30%.  Ou seja, ainda há muito o que se descobrir!


Uma das grandes curiosidades sobre essa região é que o nome Amazonas, que intitula o Estado e o rio, tem sua origem em uma lenda grega. Liderados pelo espanhol Francisco Orellana, os europeus chegaram à região que hoje pertence à Amazônia, e se depararam com um grupo de índias guerreira, essas por sua vez lutavam nuas e viviam em tribos isoladas, sem homens.  Suas práticas lembravam as lendárias amazonas da mitologia grega, daí foi feita a associação.


A Amazônia é repleta de vida e nada melhor do que um nome feminino para um local tão especial, afinal assim como as mulheres dão à vida a seus filhos, a Amazônia dá vida não só ao nosso país como também ao mundo.


A flora e a fauna são tão diversificadas que algumas espécies não foram identificadas até hoje, afinal a quantidade de seres vivos presentes é enorme. Na Kauar você encontra vários representantes da fauna aquática amazônica! O Tetra Neon Cardinal, por exemplo, é um dos peixes ornamentais mais conhecidos do mundo e tem sua origem na Amazônia. Um verdadeiro clássico do aquarismo de água doce.





Ao falarmos sobre Amazônia não podemos deixar de citar os rios que cortam a floresta e que compõe o paraíso do aquarismo. Quase 1/5 de toda a água do planeta flui através dos rios que formam a Bacia Amazônica, esta é o maior reservatório de água doce do planeta.


O rio que dá nome à bacia tem sua nascente nos Andes e durante o seu trajeto recebe diferentes nomes, no Brasil, por exemplo, seu primeiro nome é Solimões, mas passa a ser chamado de Amazonas quando converge com o Rio Negro. O Rio Negro é o maior afluente do Amazonas, suas águas escuras escondem um tesouro repleto de cor: peixes de cores vibrantes que são comercializados em todo o mundo como peixes ornamentais.


Ainda que muitos queriam saber mais a respeito dos peixes das áreas alagadas do Rio Negro, é preciso respeitar a comunidade local. Os povos e comunidades tradicionais da Amazônia encontram na caça e na pesca uma fonte de alimentação e renda. É por meio desse modo de vida que ocorre a conservação do bioma. Um pedacinho da Amazônia pode estar vivendo dentro da sua casa, sem você saber.


A ideia até pode parecer absurda em um primeiro momento. Pescar peixes para garantir a conservação do ambiente? Pois é, 60% dos rendimentos do município de Barcelos, no estado do Amazonas, dependem da captura e venda dos peixes. A região Amazônica é uma das mais ricas do planeta em peixes ornamentais, que são capturadas lá e vivem em aquários espalhados por todo o mundo.




A pesca na Amazônia tem grande importância na vida da população regional.  Isso se deve não só pela importância alimentícia, para o abastecimento de pequenos e grandes centros urbanos, mas também por ser uma das principais atividades da região. A pesca regulamentada, cuja extração e comércio são permitidos pelos órgãos reguladores, e a criação de peixes para fins ornamentais é uma atividade que gera renda para milhares de famílias


Por isso, aqui na Kauar procuramos investir na comunidade amazônica. Trabalhamos junto aos povos indígenas da Amazônia, contribuindo para a geração de renda na região mais importante para o aquarismo brasileiro e mundial. Além dos peixinhos, trabalhamos com lindos objetos de decoração e acessórios como colares e pulseiras, produzidos por comunidades indígenas que encontram nos rios, peixes, aromas e cores da Amazônia a inspiração para criar.


Para garantir a manutenção das funções ecológicas da Amazônia e toda a sua biodiversidade é fundamental que as práticas dos povos e comunidades locais permaneçam e sejam defendidas, pois são eles que sustentam e garantem a sustentabilidade do bioma que se mostra a alternativa mais viável para a sobrevivência da Amazônia.


artesanato amazônico


 O aquarismo abre portas! Seja para você aquarista que descobre um universo em movimento toda vez que um peixinho chega em sua casa, seja para as comunidade amazônicas que tiram dessa atividade o seu sustento.

Amazônia: a mãe da inspiração! Amazônia: a mãe da inspiração! Reviewed by Kauar on maio 14, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário