Pular para o conteúdo principal

Como limpar o aquário: aprenda o jeito certo de fazer a limpeza do seu aquário

👉É preciso desmontar o aquário para limpar?

Peixe Beijador: você encontra na Kauar

Quem já ingressou há mais tempo no aquarismo sabe que não é assim, mas essa visão antiga ainda faz muitas pessoas não darem o primeiro passo e montarem seu primeiro aquário. Nesse post de hoje, vamos tentar derrubar esse mito que impede apaixonados pela natureza de se aproximarem ainda mais dela, com um pedacinho aquático especial dentro da própria casa. Bora? 😄


1º - Você não precisa trocar 100% da água do aquário semanalmente. Além de desnecessário, trocar 100% da água é super prejudicial por vários motivos. O seu aquário precisa funcionar como um pequeno ecossistema, eliminando as substâncias nocivas, como a amônia, que são geradas pelos peixes. Para isso, você precisa das colônias de bactérias que ajudam nesse processo. Quem troca 100% da água do aquário frequentemente elimina essas colônias, que nunca conseguem se estabelecer com equilíbrio no aquário. E isso vale para qualquer aquário, não importa se ele tem 10 litros ou 1500 litros.

2º - Você também não precisa lavar todos os componentes do aquário, nem semanalmente, nem quinzenalmente ou mesmo mensalmente. Os aquários montados por longos períodos são aqueles que melhor garantem a estabilidade de parâmetros de água para seus peixes. Nossa equipe, aqui na Kauar, tem experiência com aquários que foram montados há mais de cinco anos e nunca foram desmontados ou tiveram 100% da água trocada.

Peixe Lápis você encontra na Kauar, clique na foto.

3º - Então, tire a ideia de montagem e desmontagem da cabeça, ok? A manutenção de rotina não consiste em desmontar para limpar o aquário, mas sim em realizar a limpeza da espuma do filtro (esta troca deve ser feita a partir da observação do acúmulo de sujeira na espuma, que vai depender da quantidade de peixes do seu aquário e das características deles). Esta manutenção regular mais leve requer também a sinfonagem do substrato para retirada do excesso de dejetos e ração que sobra no fundo e a realização da TPA, Troca Parcial de até 15% da água do seu aquário semanalmente.

E, claro, você pode finalizar essa manutenção com uma espuminha especial que não arranha o vidro do seu aquário e não necessita da aplicação de nenhum produto de limpeza. Você faz a limpeza interna apenas friccionando levemente uma espuma limpa, sem resíduos químicos como detergente, contra o vidro do aquário sempre que achar necessário.

Diariamente, dê comida para seus peixinhos e observe para ver se está tudo bem.

Red Cap você encontra na Kauar, clique na foto.


4º - Viu só? Comparativamente, a manutenção de rotina de um aquário dá muito menos trabalho que, por exemplo, quando pensamos nos cuidados que temos com outros pets. A limpeza do xixi e cocô de um cão, por exemplo, é diária. E também o atendimento a outras necessidades, como os passeios ao ar livre.

Aliás, a maioria dos aquaristas pode confirmar isso, já que possuem também pelo menos mais um pet para amar, geralmente, um cachorro ou um gato.

Por isso, se você está sentindo falta de um pet para chamar de seu, mas não pode se comprometer com a necessidades diárias de gatos ou cachorrinhos, ter um aquário pode te fazer muito feliz, pois, como você viu, a manutenção de rotina não é difícil como a maioria das pessoas pensam.

Curtiu? Compartilhe, comente e visite o Blog da Kauar para aprender mais!

😀Visite a nossa loja (24 horas on!): link da Bio!

👉Atendimento online de segunda a sexta, de 9h às 18h e, sábado, de 9h às 13h.

👉WhatsApp: (31) 99629-3764

👉Pode falar com a gente também pelo Direct e Messenger.

✌Ah, e se você curte uma vibe mais Old School, é só ligar:
(31) 2526-4699

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 melhores peixes para aquário pequeno ou aquário nano (e a saga de um pai aquarista)

  Antes dos 10 melhores peixes, deixa eu contar minha experiência com a montagem de um aquário pequeno: Aquários pequenos com até 40 ou 50 litros são realmente adoráveis e já caiu no gosto de muita gente, mesmo daqueles que já possuem aquários maiores. A gente sempre tem um espaço em casa para colocar um aquário pequeno e muitas vezes ele acaba te dando aquela bio conexão, aquele charme para um canto morto de uma sala ou um quarto. E ele ainda pode te surpreender ao te dar mais prazer do que aquele seu aquário maior. Isso aconteceu comigo! Minha filha de quase 5 anos queria ter um aquário só para ela, não gostava mais dos peixes do meu aquário de quase 200L e queria colocar só dos peixes pequeninhos que ela gostava. Coisas de pré-adolescente! Quando ela comunicou a mãe (sim, o verbo é esse mesmo, apenas comunicou!) a maior autoridade em questão nem reclamou, imagina se fosse eu sugerindo montar mais um aquário? Devidamente aprovada, vamos às questões práticas... onde ele ...

Peixe que limpa aquário: descubra quais são as espécies mestres da limpeza

Existem peixes que são grandes aliados da limpeza do aquário e são o braço direito de todo aquarista quando o assunto é manutenção. Isso porque alguns desses peixes limpadores amam comer algas, inclusive as algas filamentosas (sim, existe um peixe que come alga filamentosa, o mesmo peixe que come alga peteca também). Outros peixes limpadores não deixam nenhum restinho de ração para contar a história no fundo do aquário.  Esses peixes limpadores são super funcionais e importantes para ajudar a manter o equilíbrio de matéria orgânica em seu aquário, contribuindo para a qualidade da água e, claro, limpeza geral dos vidros, ornamentos, rochas, substratos. São as espécies de peixes que comem algas e também os peixes detritivos, aquele tipo de peixe que come restos de alimentos que ficam depositados no fundo do aquário.  Aliados a outras ações sanitárias e de bem-estar, como a TPA, peixes limpadores como Garra Flavatra, Otocinclus Affinis, Comedor de Alga Siamês, Comedor de Alga Chi...

Como cuidar do peixe betta: "por que meu peixe morreu?"

Os peixes bettas podem viver muitos anos em seu aquário. Para isso, aprenda como cuidar bem deste que é um dos mais famosos peixes do aquarismo Hoje a gente via te contar a história do peixe Betta Chico! Chico morava em uma beteira e era hiper alimentado, muito além da sua necessidade diária. Com isso, muita ração sobrava no fundo do aquário e Chico produzia muitas fezes. Uma vez por semana, seus cuidadores retiravam o peixinho Betta para que pudessem eliminar toda a água mal-cheirosa e limpar os vidros e adornos. Então, enchiam novamente o aquário com água direto da torneira e colocavam Chico de volta. Em pouco tempo, Chico foi ficando diferente.   Sua cor já não estava vibrante, as suas nadadeiras estavam machucadas e ele já não nadava por todo o aquário, ficando sempre quietinho em um canto. Seus cuidadores achavam que ele estava ficando velhinho, e foram cuidando do Chico do mesmo jeito até que ele morreu. Como muitos de vocês já imaginam, Chico não estava velhinho, mas sim ...