Como limpar o aquário: aprenda o jeito certo de fazer a limpeza do seu aquário

👉É preciso desmontar o aquário para limpar?

Peixe Beijador: você encontra na Kauar

Quem já ingressou há mais tempo no aquarismo sabe que não é assim, mas essa visão antiga ainda faz muitas pessoas não darem o primeiro passo e montarem seu primeiro aquário. Nesse post de hoje, vamos tentar derrubar esse mito que impede apaixonados pela natureza de se aproximarem ainda mais dela, com um pedacinho aquático especial dentro da própria casa. Bora? 😄


1º - Você não precisa trocar 100% da água do aquário semanalmente. Além de desnecessário, trocar 100% da água é super prejudicial por vários motivos. O seu aquário precisa funcionar como um pequeno ecossistema, eliminando as substâncias nocivas, como a amônia, que são geradas pelos peixes. Para isso, você precisa das colônias de bactérias que ajudam nesse processo. Quem troca 100% da água do aquário frequentemente elimina essas colônias, que nunca conseguem se estabelecer com equilíbrio no aquário. E isso vale para qualquer aquário, não importa se ele tem 10 litros ou 1500 litros.

2º - Você também não precisa lavar todos os componentes do aquário, nem semanalmente, nem quinzenalmente ou mesmo mensalmente. Os aquários montados por longos períodos são aqueles que melhor garantem a estabilidade de parâmetros de água para seus peixes. Nossa equipe, aqui na Kauar, tem experiência com aquários que foram montados há mais de cinco anos e nunca foram desmontados ou tiveram 100% da água trocada.

Peixe Lápis você encontra na Kauar, clique na foto.

3º - Então, tire a ideia de montagem e desmontagem da cabeça, ok? A manutenção de rotina não consiste em desmontar para limpar o aquário, mas sim em realizar a limpeza da espuma do filtro (esta troca deve ser feita a partir da observação do acúmulo de sujeira na espuma, que vai depender da quantidade de peixes do seu aquário e das características deles). Esta manutenção regular mais leve requer também a sinfonagem do substrato para retirada do excesso de dejetos e ração que sobra no fundo e a realização da TPA, Troca Parcial de até 15% da água do seu aquário semanalmente.

E, claro, você pode finalizar essa manutenção com uma espuminha especial que não arranha o vidro do seu aquário e não necessita da aplicação de nenhum produto de limpeza. Você faz a limpeza interna apenas friccionando levemente uma espuma limpa, sem resíduos químicos como detergente, contra o vidro do aquário sempre que achar necessário.

Diariamente, dê comida para seus peixinhos e observe para ver se está tudo bem.

Red Cap você encontra na Kauar, clique na foto.


4º - Viu só? Comparativamente, a manutenção de rotina de um aquário dá muito menos trabalho que, por exemplo, quando pensamos nos cuidados que temos com outros pets. A limpeza do xixi e cocô de um cão, por exemplo, é diária. E também o atendimento a outras necessidades, como os passeios ao ar livre.

Aliás, a maioria dos aquaristas pode confirmar isso, já que possuem também pelo menos mais um pet para amar, geralmente, um cachorro ou um gato.

Por isso, se você está sentindo falta de um pet para chamar de seu, mas não pode se comprometer com a necessidades diárias de gatos ou cachorrinhos, ter um aquário pode te fazer muito feliz, pois, como você viu, a manutenção de rotina não é difícil como a maioria das pessoas pensam.

Curtiu? Compartilhe, comente e visite o Blog da Kauar para aprender mais!

😀Visite a nossa loja (24 horas on!): link da Bio!

👉Atendimento online de segunda a sexta, de 9h às 18h e, sábado, de 9h às 13h.

👉WhatsApp: (31) 99629-3764

👉Pode falar com a gente também pelo Direct e Messenger.

✌Ah, e se você curte uma vibe mais Old School, é só ligar:
(31) 2526-4699

Como limpar o aquário: aprenda o jeito certo de fazer a limpeza do seu aquário Como limpar o aquário: aprenda o jeito certo de fazer a limpeza do seu aquário Reviewed by Kauar on agosto 22, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário