Pular para o conteúdo principal

Saiba tudo sobre os peixes cascudos!

Você também é fã de cascudos? Fica aqui para você conhecer as 7 razões que tornam os cascudos peixes apaixonantes!

 

1ª São mestres da camuflagem

O cascudo é um peixe que não poupa recursos quando o assunto é se misturar ao ambiente. É um verdadeiro mestre da camuflagem, o que faz dele um peixe, verdadeiramente, surpreendente quanto à variedade de cores e marcações, sempre com esta vibe super natural. Existem cascudos que parecem pedras, outros que parecem troncos, temos ainda aqueles que evoluíram para passarem totalmente despercebidos por entre a folhagem submersa, outros que lembram o reflexo de um lindo céu noturno estrelado na água. Não é à toa que temos mais de 40 famílias e mais de 800 espécies de cascudos. Com certeza, uma delas é a ideal para deixar seu aquário ainda mais lindo! 

 

 


2º O que eles querem? Sossego! 

Ele é um peixe super dócil, apesar da sua aparência que, a princípio, pode parecer invocada. Muito tranquilo, convive bem com outras espécies e também com outros cascudos. Sua principal atividade é se alimentar de algas, o que prefere fazer durante a noite, passando, por isso, a maior parte do dia paradinho, só curtindo a movimentação ao redor.  

 

 

3º Limpeza é com ele mesmo

O peixe cascudo é um ótimo ajudante da limpeza, justamente por sua dieta de algas. Quando o sol se põe, a festinha começa para esse camarada, que faz das algas do aquário um verdadeiro banquete, enquanto o resto da fauna dorme.

 


 

4º Boca poderosa

Uma curiosidade que faz do cascudo um excelente limpador é justamente a boca, que se adaptou para um formato de ventosa, o que permite que ele fique aderente a rochas e troncos mesmo em fortes correntezas, facilitando a sua alimentação.

 

 

5º Ele é forte

O  nome popular não deixa dúvidas, não é mesmo? O peixe cascudo possui uma verdadeira carapaça. Seu corpo é revestido por placas ósseas e possui como mecanismo de defesa ferrões não venenosos localizados nas nadadeiras dorsal e peitoral. Esses ferrões são utilizados pelo cascudo contra peixes que tentam devorá-lo. No caso de ser engolido por outro peixes, essas nadadeiras se abrem.

 

6º Um olhar que vai te fascinar

Os olhos dos cascudos também possuem uma característica fascinante, lembrando olhos de crocodilos, pois suas íris permitem ajustar a quantidade de luz que entra.

 


 

7º São ótimos pais

Os cascudos apresentam cuidado parental bem desenvolvido. Isso mesmo! Os pais fornecem alimento, constroem abrigos e protegem seus filhotes contra predadores. 



Curtiu? Compartilhe, comente e entre em contato com a gente para saber mais. A Kauar te explica tudo sem compromisso! 


😀Visite a nossa loja (24 horas on!): www.kauar.com.br


👉Atendimento online de segunda a sexta, de 9h às 18h e, sábado, de 9h às 13h.


👉WhatsApp: (31) 99629-3764


👉Pode falar com a gente também pelo Direct e Messenger.


Ah, e se você curte uma vibe mais Old School, é só ligar: (31) 2526-4699 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 melhores peixes para aquário pequeno ou aquário nano (e a saga de um pai aquarista)

  Antes dos 10 melhores peixes, deixa eu contar minha experiência com a montagem de um aquário pequeno: Aquários pequenos com até 40 ou 50 litros são realmente adoráveis e já caiu no gosto de muita gente, mesmo daqueles que já possuem aquários maiores. A gente sempre tem um espaço em casa para colocar um aquário pequeno e muitas vezes ele acaba te dando aquela bio conexão, aquele charme para um canto morto de uma sala ou um quarto. E ele ainda pode te surpreender ao te dar mais prazer do que aquele seu aquário maior. Isso aconteceu comigo! Minha filha de quase 5 anos queria ter um aquário só para ela, não gostava mais dos peixes do meu aquário de quase 200L e queria colocar só dos peixes pequeninhos que ela gostava. Coisas de pré-adolescente! Quando ela comunicou a mãe (sim, o verbo é esse mesmo, apenas comunicou!) a maior autoridade em questão nem reclamou, imagina se fosse eu sugerindo montar mais um aquário? Devidamente aprovada, vamos às questões práticas... onde ele ...

Peixe que limpa aquário: descubra quais são as espécies mestres da limpeza

Existem peixes que são grandes aliados da limpeza do aquário e são o braço direito de todo aquarista quando o assunto é manutenção. Isso porque alguns desses peixes limpadores amam comer algas, inclusive as algas filamentosas (sim, existe um peixe que come alga filamentosa, o mesmo peixe que come alga peteca também). Outros peixes limpadores não deixam nenhum restinho de ração para contar a história no fundo do aquário.  Esses peixes limpadores são super funcionais e importantes para ajudar a manter o equilíbrio de matéria orgânica em seu aquário, contribuindo para a qualidade da água e, claro, limpeza geral dos vidros, ornamentos, rochas, substratos. São as espécies de peixes que comem algas e também os peixes detritivos, aquele tipo de peixe que come restos de alimentos que ficam depositados no fundo do aquário.  Aliados a outras ações sanitárias e de bem-estar, como a TPA, peixes limpadores como Garra Flavatra, Otocinclus Affinis, Comedor de Alga Siamês, Comedor de Alga Chi...

Como cuidar do peixe betta: "por que meu peixe morreu?"

Os peixes bettas podem viver muitos anos em seu aquário. Para isso, aprenda como cuidar bem deste que é um dos mais famosos peixes do aquarismo Hoje a gente via te contar a história do peixe Betta Chico! Chico morava em uma beteira e era hiper alimentado, muito além da sua necessidade diária. Com isso, muita ração sobrava no fundo do aquário e Chico produzia muitas fezes. Uma vez por semana, seus cuidadores retiravam o peixinho Betta para que pudessem eliminar toda a água mal-cheirosa e limpar os vidros e adornos. Então, enchiam novamente o aquário com água direto da torneira e colocavam Chico de volta. Em pouco tempo, Chico foi ficando diferente.   Sua cor já não estava vibrante, as suas nadadeiras estavam machucadas e ele já não nadava por todo o aquário, ficando sempre quietinho em um canto. Seus cuidadores achavam que ele estava ficando velhinho, e foram cuidando do Chico do mesmo jeito até que ele morreu. Como muitos de vocês já imaginam, Chico não estava velhinho, mas sim ...