Pular para o conteúdo principal

Conheça todos os segredos do Killifish, um peixe de água doce que vai te encantar!

À primeira vista, o nome Killifish pode causar certa apreensão, sugerindo uma associação com o verbo "to kill" em inglês, que significa matar. Por isso, muita gente supõe que esses peixinhos multicoloridos sejam extremamente territorialistas e agressivos, mas isso está longe da realidade! 😃

Na verdade, o termo "Killi" é inspirado em uma imagem de paz e tranquilidade, derivado da palavra norueguesa "Kilder", que significa "fonte". Existem mais de 1200 espécies diferentes de Killifish! Dá para imaginar quanta beleza? 

 Ao contrário do que muitos imaginam, nem todas as espécies de Killifish possuem um ciclo de vida acelerado. Com base em suas características reprodutivas, elas são classificadas como sazonais, semi-sazonais e não sazonais.

Killifish é um nome inspirado na palavra 
norueguesa "Kilder", que significa "fontes"

 

Bora aprender o que isso significa? 

Espécies sazonais ☁️

As epécies sazonais são conhecidas por depositarem seus ovos em áreas temporariamente alagadas. Esses ovos são resistentes e aguardam o próximo período de chuvas para eclodirem. Os Killifish sazonais exibem muita ânsia de viver, alimentando-se com voracidade e procurando ágil e intensamente por parceiros de reprodução antes que a poça que habitam seque.

Esses peixes têm um tempo restrito para depositar seus ovos, que permanecerão à espera do próximo ciclo de chuvas para iniciar novamente o ciclo de vida. 

 

Espécies não sazonais 🐟❤️

Já os Killifish não sazonais têm residência permanente em riachos perenes, e seu processo de reprodução assemelha-se ao de várias outras espécies que preferem depositar seus ovos em raízes de plantas flutuantes, levando cerca de 2 a 3 semanas para eclodirem.

Os Killifish não sazonais são os mais longevos, com expectativa de vida de mais de 3 anos. Todas as espécies de Killifish da Kauar são não sazonais. 😃

Existem também os Killifish semi-sazonais, encontrados tanto em riachos quanto em áreas temporariamente alagadas.

São mais de 1200 espécies de Killifish no mundo

E os Killifish são bons companheiros? 

Quanto à convivência com outros peixes, os Killifish se dão bem com companheiros da mesma espécie e também são ideais para aquários comunitários! Preferem ambientes com plantas, oferecendo áreas de luz e sombra. São peixes ativos e divertidos que exploram principalmente a parte média e superior do aquário.

O Killifish prospera em um pH levemente ácido a neutro e adapta-se a uma ampla faixa de temperatura, podendo ser mantido entre 21°C e 28°C.

                                    Os Killifish são super coloridos e cheios de energia


E aí? O que achou?

Vibrantes e cheios de vida, os Killifish podem ser a adição diferenciada que você procura para enriquecer a diversidade de sua comunidade aquática. Que tal incluir esse fascinante companheiro em sua fauna? 


Curtiu? Compartilhe, comente e entre em contato com a gente para saber mais. A Kauar te explica tudo sem compromisso! 


😀Visite a nossa loja (24 horas on!): www.kauar.com.br


👉Atendimento online de segunda a sexta, de 9h às 18h e, sábado, de 9h às 13h.


👉WhatsApp: (31) 99629-3764


👉Pode falar com a gente também pelo Direct e Messenger.


Ah, e se você curte uma vibe mais Old School, é só ligar: 

(31) 2526-4699 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 melhores peixes para aquário pequeno ou aquário nano (e a saga de um pai aquarista)

  Antes dos 10 melhores peixes, deixa eu contar minha experiência com a montagem de um aquário pequeno: Aquários pequenos com até 40 ou 50 litros são realmente adoráveis e já caiu no gosto de muita gente, mesmo daqueles que já possuem aquários maiores. A gente sempre tem um espaço em casa para colocar um aquário pequeno e muitas vezes ele acaba te dando aquela bio conexão, aquele charme para um canto morto de uma sala ou um quarto. E ele ainda pode te surpreender ao te dar mais prazer do que aquele seu aquário maior. Isso aconteceu comigo! Minha filha de quase 5 anos queria ter um aquário só para ela, não gostava mais dos peixes do meu aquário de quase 200L e queria colocar só dos peixes pequeninhos que ela gostava. Coisas de pré-adolescente! Quando ela comunicou a mãe (sim, o verbo é esse mesmo, apenas comunicou!) a maior autoridade em questão nem reclamou, imagina se fosse eu sugerindo montar mais um aquário? Devidamente aprovada, vamos às questões práticas... onde ele ...

Peixe que limpa aquário: descubra quais são as espécies mestres da limpeza

Existem peixes que são grandes aliados da limpeza do aquário e são o braço direito de todo aquarista quando o assunto é manutenção. Isso porque alguns desses peixes limpadores amam comer algas, inclusive as algas filamentosas (sim, existe um peixe que come alga filamentosa, o mesmo peixe que come alga peteca também). Outros peixes limpadores não deixam nenhum restinho de ração para contar a história no fundo do aquário.  Esses peixes limpadores são super funcionais e importantes para ajudar a manter o equilíbrio de matéria orgânica em seu aquário, contribuindo para a qualidade da água e, claro, limpeza geral dos vidros, ornamentos, rochas, substratos. São as espécies de peixes que comem algas e também os peixes detritivos, aquele tipo de peixe que come restos de alimentos que ficam depositados no fundo do aquário.  Aliados a outras ações sanitárias e de bem-estar, como a TPA, peixes limpadores como Garra Flavatra, Otocinclus Affinis, Comedor de Alga Siamês, Comedor de Alga Chi...

Como cuidar do peixe betta: "por que meu peixe morreu?"

Os peixes bettas podem viver muitos anos em seu aquário. Para isso, aprenda como cuidar bem deste que é um dos mais famosos peixes do aquarismo Hoje a gente via te contar a história do peixe Betta Chico! Chico morava em uma beteira e era hiper alimentado, muito além da sua necessidade diária. Com isso, muita ração sobrava no fundo do aquário e Chico produzia muitas fezes. Uma vez por semana, seus cuidadores retiravam o peixinho Betta para que pudessem eliminar toda a água mal-cheirosa e limpar os vidros e adornos. Então, enchiam novamente o aquário com água direto da torneira e colocavam Chico de volta. Em pouco tempo, Chico foi ficando diferente.   Sua cor já não estava vibrante, as suas nadadeiras estavam machucadas e ele já não nadava por todo o aquário, ficando sempre quietinho em um canto. Seus cuidadores achavam que ele estava ficando velhinho, e foram cuidando do Chico do mesmo jeito até que ele morreu. Como muitos de vocês já imaginam, Chico não estava velhinho, mas sim ...