Pular para o conteúdo principal

Você sabe como é feito o transporte de peixes?

O mercado de Pets vem crescendo no mundo todo e no Brasil não é diferente, muitos consumidores encontram nos Pets um momento de conforto emocional além de desconexão com a correria do dia a dia. Muitas pesquisas confirmam o que a maioria dos tutores de Pets já sabem: o prazer de cuidar de seus animais deixa a vida mais agradável, aumenta a liberação de endorfina. Algumas pesquisas comprovam o auxílio na regulação da pressão arterial de pessoas que interagem frequentemente com um Pet.


A interação com peixes também causa os mesmos efeitos e o aquarismo tem crescido mais entre as populações urbanas do que outros tipos de animais, simplesmente pela facilidade que o aquarismo possui na melhor adequação com a vida corrida do dia a dia das pessoas. Afinal, um peixe não fica latindo quando você sai de casa, não tenta fugir pela janela como um gato quando está no cio e permite, com pouquíssimos ajustes, que você viaje por alguns dias sem graves consequências.


A correria do dia a dia impõe uma pressão às pessoas que, constantemente, buscam formas de amenizar ou compensar as longas horas dedicadas às atividades profissionais, com mais horas dedicadas a um hobby, uma atividade esportiva, lazer, ou mesmo evitando trânsito e filas de lojas comprando tudo que precisa em lojas pela internet. Neste ponto, o Brasil evoluiu muito pouco quando se trata de lojas online de aquarismo, em relação a outros países do mundo, onde o comércio de peixes e produtos tem crescido cada vez mais pelo formato online. 


Vale ressaltar que se desenvolver como uma boa loja online não quer dizer que no futuro teremos apenas lojas deste tipo, as lojas físicas sempre existirão e são de extrema importância para o hobby, é necessário valorizá-las, mas a evolução do comércio acontece de uma maneira geral e a forma que a sociedade se modifica em relação ao processo de compra também passa pelo aquarismo. Por isso, a loja online se torna necessária para que haja a democratização do hobby. A loja online oferece acesso a uma gama de produtos e animais que não estão disponíveis a uma grande parcela da população mundial, afinal a maioria das lojas físicas de aquarismo se localizam em cidades grandes e com amplo fluxo de pessoas. Mas e o aquarista apaixonado pelo hobby e que mora longe desses centros? Ter acesso a loja online é, muitas vezes, sua única opção.






Porque não evoluímos tanto como nos outros países?


Muito em razão de questões não diretamente ligadas ao hobby como falta de conhecimento e receio de receber algo diferente do que comprou ou mesmo não receber. Esse comportamento vem mudando naturalmente à medida que cada vez mais pessoas vão tendo experiências positivas com empresas que escolhem trabalhar com seriedade e respeito aos consumidores, e no caso do aquarismo, respeito aos animais que comercializam.


Dentre muitos receios, um que demonstra grande insegurança ao aquarista, mas já vem sendo desmistificado por boas experiências, é com o transporte de peixes da loja online até o comprador. Muitas pessoas acham simplesmente que não funciona, que não tem como o peixe ficar horas dentro de uma caixa, que não tem água suficiente, etc... O que essas pessoas não pararam para pensar é que o transporte de peixes vivos acontece há décadas entre cidades, estados e países e com baixíssimos problemas para os peixes.

 

Você sabe como e de onde vem os peixes para a loja da sua cidade?


Você sabia que o estado de Minas Gerais é responsável pela produção de mais de 70% dos peixes ornamentais comercializados em todo o Brasil? Pouquíssimos lojistas pelo país teriam uma grande variedade de peixes em suas lojas se não fosse com um transporte de peixes vivos funcionando há décadas.


O transporte de peixes vivos possui regulação internacional e é perfeitamente legal em todos os países. Quando tomadas as preparações corretas o peixe não sofre muito mais estresse do que a própria coleta e transporte de uma loja física até a casa do aquarista.


O transporte de peixes vivos não acontece somente com peixes ornamentais. Grande fonte de  pesquisas e desenvolvimento de melhores práticas veio, e ainda vem, do mercado de peixes destinados a alimentação humana, simplesmente por muitas vezes não possuírem frigoríficos tão próximo dos diversos produtores e pelo fato de os peixes não poderem ser abatidos nos criatórios devido a controles sanitários rígidos da carne destinada ao consumo. Imagine a complexidade do grande volume e tamanho dos peixes diariamente transportados por estrada pelos países de todo o mundo.


Técnicas como a depuração dos peixes para a viagem, que nada mais é do que evitar ou reduzir a alimentação do peixe pelo menos 24 horas antes dessa jornada para manter a qualidade da água diminuindo os dejetos dos peixes e automaticamente mantendo os níveis de amônia durante o trajeto, vieram do mercado de peixes de corte e são adotados pelos melhores exportadores de peixes ornamentais pelo mundo.


O mercado de ornamentais também possui sua parcela de contribuição em pesquisas para evitar o estresse dos peixes ao longo de grandes percursos. Potentes empresas de porte mundial do ramo de aquarismo desenvolveram diversos produtos que buscam minimizar os impactos de estresses sobre o transporte de peixes, mantendo-os mais calmos e atuando na estabilidade de diversos parâmetros físico-químico da água durante o transporte. Alguns produtos chegam a garantir uma água livre de amônia e com PH estável por mais de 72 horas. Claro que somente empresas preocupadas com a qualidade, mas, principalmente que respeitam os animais que comercializam, investem nestes produtos e cabe ao aquarista pesquisar com outros compradores ou em fóruns especializados a reputação das empresas disponíveis no mercado, sondando como chegaram os animais, como estava a embalagem e os cuidados adotados pela empresa para garantir a saúde dos animais adquiridos. Conheça um pouco mais sobre nossa política de frete aqui.


Outro ponto que muitos hobistas não sabem é que o mais importante para uma longa jornada não é a quantidade de água no saquinho de transporte, mas sim a quantidade e a qualidade do oxigênio ali estocado para a viagem. Quanto mais tempo se prevê que o peixe ficará em transporte, menos água é colocada, cedendo espaço para mais oxigênio, para que o peixe chegue ao seu destino saudável.


Nossa equipe, bastante experiente no mercado de peixes ornamentais, já enfrentou diversos desafios. Desde roubo de cargas em aeroportos em que, já considerando a carga perdida, enviou novos peixes ao comprador e a nova remessa chegou junto com a anterior, que havia sido resgatada pela polícia e foi entregue pela transportadora. Os peixes da primeira remessa após nove dias dentro da embalagem estavam em perfeito estado e o comprador após colocar todos no aquário tinha dificuldade em diferenciar qual era da primeira remessa ou quais eram da segunda.


Em 2018, durante a greve de caminhoneiros, muitas remessas ficaram paradas no aeroporto por diversos dias por falta de combustível para os aviões e mesmo assim não registramos nenhuma perda após o recebimento pelos compradores.


Claro que são exceções que ocorreram, mas servem muito bem para demonstrar que quando uma empresa possui seriedade com o cliente e respeito aos animais, equipe bem treinada e processos muito bem arraigados em metodologias testadas e aprovadas os riscos são mínimos e servem para tranquilizar o aquarista quanto a comprar peixes ornamentais pela internet.

 

Veja outros pontos que devem ser observados pelo aquarista ao avaliar uma empresa que vende peixes pela internet (e por que não fisicamente?):


- É uma empresa regularizada? A empresa possui cadastro e certificação do IBAMA e MAPA para comercializar peixes ornamentais? Possui Razão Social e CNPJ disponível em site próprio (isso é obrigatório!)?

- Demonstra ter conhecimento e controle sanitário para evitar propagação de doenças? Para se trabalhar com animais uma empresa deve ter equipe treinada e profissionais com conhecimento capaz de identificar e atuar na solução de problemas relacionados a saúde e conforto dos animais.

- A empresa possui políticas claras sobre regras de fretes, devoluções e ressarcimentos? Afinal, problemas podem acontecer e como você pode se resguardar quanto a esses problemas?

- Enviar animais pelos Correios é crime federal e tanto a empresa ou pessoa que envia, quanto quem recebe responderão por este crime, além de grande chance de ser multado ao receber a encomenda. Nunca compre de empresas ou pessoas que adotam este procedimento de envio pelos Correios. Além de ser um crime, o manejo e condicionamento da embalagem não será o correto, podendo ser arremessada, amassada, ficar ao sol por longos períodos, sendo tratada de forma irregular como vários vídeos circulam pela internet podem comprovar.

- A empresa fornece um telefone ou contato direto para lhe atender caso necessário? Antes de comprar, tente imaginar como será o pós venda caso tenha algum problema com a sua compra.

- O processo de pagamento lhe transmite segurança? Possui página segura (cadeado de segurança) para finalizar seu pagamento?

- Uma empresa séria demonstra seriedade em tudo que faz e deve lhe passar segurança e profissionalismo, procure saber mais sobre o histórico da empresa em sites de consulta e fóruns sérios. É preciso ter consciência de que problemas podem acontecer e inevitavelmente, ao longo do tempo, vão acontecer, por mais que se trabalhe para evitá-los, a diferença é que empresas sérias dão suporte e trabalham para corrigir o que deu errado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 melhores peixes para aquário pequeno ou aquário nano (e a saga de um pai aquarista)

  Antes dos 10 melhores peixes, deixa eu contar minha experiência com a montagem de um aquário pequeno: Aquários pequenos com até 40 ou 50 litros são realmente adoráveis e já caiu no gosto de muita gente, mesmo daqueles que já possuem aquários maiores. A gente sempre tem um espaço em casa para colocar um aquário pequeno e muitas vezes ele acaba te dando aquela bio conexão, aquele charme para um canto morto de uma sala ou um quarto. E ele ainda pode te surpreender ao te dar mais prazer do que aquele seu aquário maior. Isso aconteceu comigo! Minha filha de quase 5 anos queria ter um aquário só para ela, não gostava mais dos peixes do meu aquário de quase 200L e queria colocar só dos peixes pequeninhos que ela gostava. Coisas de pré-adolescente! Quando ela comunicou a mãe (sim, o verbo é esse mesmo, apenas comunicou!) a maior autoridade em questão nem reclamou, imagina se fosse eu sugerindo montar mais um aquário? Devidamente aprovada, vamos às questões práticas... onde ele fica

Como cuidar do peixe betta: "por que meu peixe morreu?"

Os peixes bettas podem viver muitos anos em seu aquário. Para isso, aprenda como cuidar bem deste que é um dos mais famosos peixes do aquarismo Hoje a gente via te contar a história do peixe Betta Chico! Chico morava em uma beteira e era hiper alimentado, muito além da sua necessidade diária. Com isso, muita ração sobrava no fundo do aquário e Chico produzia muitas fezes. Uma vez por semana, seus cuidadores retiravam o peixinho Betta para que pudessem eliminar toda a água mal-cheirosa e limpar os vidros e adornos. Então, enchiam novamente o aquário com água direto da torneira e colocavam Chico de volta. Em pouco tempo, Chico foi ficando diferente.   Sua cor já não estava vibrante, as suas nadadeiras estavam machucadas e ele já não nadava por todo o aquário, ficando sempre quietinho em um canto. Seus cuidadores achavam que ele estava ficando velhinho, e foram cuidando do Chico do mesmo jeito até que ele morreu. Como muitos de vocês já imaginam, Chico não estava velhinho, mas sim doen

Peixe que limpa aquário: descubra quais são as espécies mestres da limpeza

Existem peixes que são grandes aliados da limpeza do aquário e são o braço direito de todo aquarista quando o assunto é manutenção. Isso porque alguns desses peixes limpadores amam comer algas, inclusive as algas filamentosas (sim, existe um peixe que come alga filamentosa, o mesmo peixe que come alga peteca também). Outros peixes limpadores não deixam nenhum restinho de ração para contar a história no fundo do aquário.  Esses peixes limpadores são super funcionais e importantes para ajudar a manter o equilíbrio de matéria orgânica em seu aquário, contribuindo para a qualidade da água e, claro, limpeza geral dos vidros, ornamentos, rochas, substratos. São as espécies de peixes que comem algas e também os peixes detritivos, aquele tipo de peixe que come restos de alimentos que ficam depositados no fundo do aquário.  Aliados a outras ações sanitárias e de bem-estar, como a TPA, peixes limpadores como Garra Flavatra, Otocinclus Affinis, Comedor de Alga Siamês, Comedor de Alga Chinês, Flyi