11 Curiosidades sobre os cascudos

 O cascudo em um primeiro momento pode ser considerado um peixinho feio e “invocado” pela sua aparência que se afasta da estética colorida e vibrante dos outros peixes, mas apesar disso é um peixe muito dócil e útil em aquários. Ele irá te conquistar por sua personalidade e logo, logo você estará admirando a beleza exótica desse peixe de aquário.





Os cascudos são peixes de água doce encontrados na américa do sul, mais especificamente no rio paraíba do sul, esse rio se encontra na região sudeste brasileira e atravessa o vale do paraíba, assim os cascudos são tão brasileiros quanto nós. Quer saber mais sobre eles?

 


Confira 11 características desse peixe tão querido pelos aquaristas.



1. Cascudo, o limpinho 


Os cascudos removem as algas que crescem sobre os vidros, cascalhos ou pedras, mas não pensem que ele se incomoda com esta tarefa, na verdade, os cascudos adoram! Afinal, as algas que são consideradas “sujeira” por nós são o alimento preferido deles!

Os cascudos não são os únicos peixes que limpam aquários, outras espécies também fazem o mesmo trabalho, mas o cascudo se destaca pela rapidez e eficiência. 

Mas, se lembre! Ainda que os peixes removam a sujeira, os filtros, as trocas parciais de água e a limpeza do fundo devem continuar sendo feitas, pois são essenciais para limpeza do aquário.

 


2. A boca poderosa



O hábito de viver em corredeiras (parte dos rios em que o fluxo da água é alto) deu uma característica especial aos cascudos: a sua boca funciona como uma ventosa. 

A estrutura bucal do cascudo permite que ele fique grudado ao mesmo tempo em que consegue respirar e se alimentar sem que perca a aderência da sucção.

Essa ventosa é tão poderosa que o cascudo pode se fixar em uma pedra em plena cachoeira sem ser arrastado pela água. 



3. Cabeça dura não.... Carcaça dura  


Os cascudos não possuem escamas e sim um revestimento ósseo dorsal que os protege do ataque de predadores que vivem no mesmo ambiente que eles.

É muito difícil um peixe conseguir machucar um cascudo, pois esta carcaça é muito dura sendo difícil de rompê-la. 


 

4. O mecanismo de defesa


Os cascudos possuem acúleos, ou seja, ferrões nas nadadeiras dorsais e anais. Formados por uma espinha dura, os ferrões só são utilizados em situações extremas.

Caso ocorra de serem engolidos por outro peixe as nadadeiras se abrem travando o ferrão na garganta matando ao seu predador e até mesmo ao próprio cascudo, mas isso só ocorre quando o cascudo convive com um peixe muito maior  ou quando ainda é muito jovem.  

Se você possui um cascudo em seu aquário é melhor ter cuidado durante a manutenção, não deixe os acúleos chegarem perto de você! 



5.  Um peixe da “night”


O cascudo possui hábitos noturnos. Geralmente este peixe passa o dia em alguma superfície, só se tornando ativo ao entardecer e durante a noite. Por isso é necessário que um aquário que tenha cascudos possua locais escuros para que ele se abrigue da luz excessiva durante o dia.  



6. Peixinho que nada… 


O cascudo é um peixão! O aumentativo se dá porque algumas espécies de cascudos crescem muito, por exemplo o Cascudo Acari e o  Cascudo Abacaxi conseguem ultrapassar até mesmo os 40 centímetros.  



7. Um peixe hospedeiro? 


Se por algum motivo faltar algas para a alimentação dos cascudos, nasce aí um grande problema! Os cascudos tentarão suprir essa falta se fixando no corpo de outro peixe na esperança de conseguir retirar o muco que o reveste. Ao fazer isso, o cascudo pode provocar um grande buraco na pele do outro peixinho. E nem tente tirá-lo! 


Se o aquarista tentar retirar o cascudo à força será bem pior, pois como foi dito anteriormente a ventosa do cascudo tem uma poderosa capacidade de aderência.  



 8. Bons pais


Os Cascudos são bons pais, o cuidado parental é uma característica marcante dessa espécie. Esse peixe de aquário toma medidas que ajudam a aumentar a sobrevivência de seus filhos, por exemplo, os pais fornecem alimentos, constroem ninhos e abrigos, protegem contra predação e transmitem calor aos seus filhotes. Por isso, os peixes parentais preferem investir em um baixo número de filhotes, mas estes apresentam maior sobrevivência. 



9. Amigos de longos anos 


Você comprou um peixinho e ouviu falar que peixes de aquário morrem rápido? Calma! Primeiramente, a qualidade do fornecedor conta muito! Se atente para buscar lojas que prezem pela qualidade e bem estar dos peixinhos, aqui na Kauar dedicamos aos peixes muito afeto e os melhores cuidados para que ao chegarem até você sejam sempre fonte de alegria. Segundamente, não precisa desesperar, os cascudos costumam viver longos anos. De 7 a 15 anos, esta é a expectativa de vida desse peixe que a primeira vista pode parecer bravo, mas na verdade é bem simpático e dócil.  



10. Comer, comer....


Além das algas nas pedras, ou limo, o cascudo também se alimenta de alimentos secos e tubifex. No entanto, o aquarista deve tomar cuidado para que o Cascudo seja colocado no aquário apenas quando houver a formação do limo, seu principal alimento. Do contrário ele poderá enfraquecer e tornar-se sensível a doenças. 



11. Cascudo de todos os tipos...


O Cascudo também conhecido como Acari, Cari e Uacari é um peixe de aquário pertencente à família Loricariidae. O número de espécies dessa família é enorme, chegando a ter mais de 400 espécies catalogadas em toda América do Sul, alguns autores cogitam a existência de 600 espécies. Ou seja, tem cascudo para todos os gostos, o gênero mais comum encontrado no Brasil é o Hypostomus.


Agora que você já sabe 11 curiosidades sobre o cascudo, que tal levá-lo para casa? 


Mais legal do que saber tudo sobre os cascudos é ter um em casa! Os cascudos possuem ainda mais curiosidades e características que o tornam tão especial! 


Quer chamar um de seu? A Kauar te ajuda! Clique aqui!


11 Curiosidades sobre os cascudos 11 Curiosidades sobre os cascudos Reviewed by Kauar on outubro 15, 2020 Rating: 5

2 comentários

  1. Legal tenho 3 ki pegei nas cavas e tô criando no meu tankinho

    ResponderExcluir
  2. tenho um cascudinho e ele caiu no chao, nisso rasgou um pedacinho na barbatana, ele sente dor? amo tanto ele, fiquei mal pelo ocorrido..

    ResponderExcluir